header top bar

section content

VÍDEO: Portadores de Fibromialgia cobram da Prefeitura de Cajazeiras cartão que garante direitos

Dona de casa que sofre da doença foi até a sede da Secretaria Municipal de Saúde, mas não conseguiu falar com a secretária nem com assessor jurídico da pasta

Por Jocivan Pinheiro

14/02/2022 às 16h27 • atualizado em 14/02/2022 às 20h27

Pessoas que sofrem de Fibromialgia em Cajazeiras estão cobrando da Secretaria Municipal de Saúde a entrega do cartão que comprova a doença e garante diversos direitos específicos para os usuários. O cartão é uma das diretrizes da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, aprovada pela Câmara de Cajazeiras e sancionada pelo prefeito Zé Aldemir.

A dona de casa Socorro Bento, que sofre da doença, foi até a sede da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta segunda-feira (14), mas não conseguiu falar com a secretária Mychelle Noleto. Dona Socorro pretende cobrar celeridade na emissão do cartão para que ela e outras pessoas com Fibromialgia possam usufruir dos direitos.

Dona Socorro é associada à ANFIBRO (Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas) e está à frente de um grupo com pelo menos 45 pessoas que sofrem da doença em Cajazeiras. Mas ela destaca que ainda existem casos não notificados “Tem muita gente que tem a doença e nem está sabendo que essa lei já existe aqui em Cajazeiras”, disse.

Quando ela esteve na Secretaria, informaram que a secretária Mychelle Noleto não podia atender naquele momento porque estava em uma reunião, e que dona Socorro deve retornar outro dia para falar com o advogado que faz a assessoria jurídica da pasta. Ela tentou falar com o advogado por telefone, mas a ligação não foi completada.

Deixamos aqui o e-mail [email protected] para que a secretária ou o advogado nos envie resposta sobre o assunto em questão, se assim desejar.


VEJA TAMBÉM

Jovem da zona rural peregrina em busca de atendimento e lamenta caos na saúde de Cajazeiras

Dona de casa cobra entrega do cartão que garante direitos para fibromiálgicos em Cajazeiras

A lei municipal

A Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia garante vários direitos específicos a quem tem Fibromialgia comprovada por laudo médico, dentre os quais: atendimento multidisciplinar, incentivo à formação e capaciação de profissionais especializados no atendimento aos portadores e seus familiares, estímulo à inserção no mercado de trabalho, garantia de horário reservado no expediente de trabalho para realização de tratamento, estacionamento em vagas de deficientes, entre outros (confira a lei completa aqui).

A doença

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres. Tem tratamento e todos esses sintomas podem ser controlados. O governo estabeleceu o dia 12 de maio como Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: