header top bar

section content

VÍDEO: Faculdade Santa Maria, Prefeitura e MPT inauguram galpão equipado para catadores de Cajazeiras

No galpão também vai funcionar uma fábrica de vassouras que serão produzidas com garrafas pet. Para essa finalidade, foi adquirida uma máquina específica

Por Jocivan Pinheiro

22/02/2022 às 18h31 • atualizado em 22/02/2022 às 18h35

Os catadores de materiais recicláveis do município de Cajazeiras realizaram um sonho antigo com a inauguração do novo galpão da reciclagem, no bairro São Francisco, uma obra orçada em R$ 163 mil, realizada em parceria pelo Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB), da Faculdade Santa Maria, e pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).

O projeto foi realizado em duas etapas: construção do galpão e aquisição de equipamentos. Ainda com os recursos foram adquiridos uma prensa enfardadeira para reciclagem, uma empilhadeira, duas bicicletas elétricas e duas balanças, além de uma cozinha com móveis e eletrodomésticos e um banheiro para os trabalhadores.

A diretora da Faculdade Santa Maria, Sheylla Lacerda, disse que esse projeto é um dos mais marcantes porque fará muita diferença no desenvolvimento social de toda a região.

“Uma alegria muito grande realizar os sonhos desses catadores, uma comunidade tão vulnerável e que vem passando por tantas dificuldades. É você devolver a dignidade ao ser humano”.


VEJA TAMBÉM

Associação religiosa de matriz africana distribui quentinhas aos catadores no Lixão de Cajazeiras

Inauguração da sede da ASCAMARC em Cajazeiras

No galpão também vai funcionar uma fábrica de vassouras que serão produzidas com garrafas pet. Para essa finalidade, foi adquirida uma máquina específica. O projeto apresentado pelo IMJOB ao MPT justifica que essa iniciativa tem o “intuito de fomentar o espírito empreendedor” nos catadores associados. O procurador do MPT na Paraíba, Paulo Germano, destaca que o órgão já apoiou vários projetos na área socioambiental.

“Dignidade e qualidade de vida para 70 famílias que, a partir de agora, terão um novo ambiente de trabalho. É um valor agregado aos recicláveis e potencialização na renda dessas pessoas”.

Inauguração da sede da ASCAMARC em Cajazeiras

O novo galpão é a realização do sonho dos trabalhadores, como destaca a presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras (ASCAMARC), Josefa de Souza Martins, enfatizando que o número de trabalhadores beneficiados deve aumentar, tendo em vista as melhorias do espaço.

“É um grande sonho, porque muita gente veio, mexeu com o ego da gente, mas não concluiu. Só a Santa Maria e o IMJOB que conseguiu tirar do papel”.

O projeto também contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município. A secretária Brankinha Abreu destacou que a prefeitura paga o aluguel do espaço privado e que o trabalho dos catadores é de fundamental importância para o combate aos lixões.

“É um avanço a gente ter hoje em Cajazeiras duas instituições que são dedicadas ao trabalho de reciclagem. Quem tem a ganhar com isso é o meio ambiente, a sociedade e a economia”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: