header top bar

section content

VÍDEO: Mesmo com poucos recursos, Santa Helena consegue 2º lugar em eficiência no combate ao Covid

A avaliação foi feita de acordo com os indicadores do Previne Brasil entre os municípios que compreendem a 9ª Regional de Saúde

Por Caliel Conradho

25/02/2022 às 18h10 • atualizado em 25/02/2022 às 21h50

O prefeito de Santa Helena, João Cleber (Cidadania), em sua participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão elencou as diversas situações delicadas que teve que enfrentar para contornar a pandemia do Covid-19.

Segundo João Cleber, a cidade de Santa Helena enfrentou duas baixas nos recursos do governo federal, uma delas foi à suspensão dos recursos do programa Saúde na Hora e outra dos recursos da Conta Covid.

Em 2020, a cidade de Santa Helena recebeu R$ 1 milhão, mas no ano de 2021 caiu para apenas R$ 80 mil de repasse do governo federal.

Para João Cleber, Santa Helena enfrentou situações delicadas durante o pico da Covid, mas destacou que com planejamento e sacrifícios conseguiu superar a pior fase da pandemia.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Prefeito de Santa Helena faz balanço administrativo e revela apoios ‘fiéis’ para as Eleições 2022

“Priorizamos as necessidades, faltaram recursos para fazer uma praça porque tivemos que destinar recursos para saúde, nossa prioridade foi salvar as vidas humanas”, pontuou João Cleber.

Mesmo com a escassez de recursos, Santa Helena concluiu o ano de 2021 com a segunda posição entre os municípios da 9ª Regional de Saúde, segundo os indicadores do Previne Brasil.

O programa Previne Brasil é um novo modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: