header top bar

section content

VÍDEO: Com bloco na avenida, Projeto Social de Itaporanga tenta resgatar a cultura do carnaval

"O objetivo é mostrar à juventude os carnavais antigos, para gente mostrar como era o carnaval antigamente na nossa cidade", disse o fundador da instituição

Por Redação Diário do Sertão

27/02/2022 às 12h09 • atualizado em 27/02/2022 às 12h17

O Grupo de Incentivo Cultural de Itaporanga (GICI), no Vale do Piancó, saiu às ruas na manhã deste sábado (26) com muita animação através das marchinhas de carnaval. O bloco ‘Cultura Ativa’ estava composto por integrantes fantasiados e com uma bandinha que com as batucadas chamou a atenção por onde passava.

O líder da instituição, Odilon Fernandes Neto, falou que o objetivo de ter colocado o bloco na avenida mesmo em meio às restrições da pandemia, foi para tentar reviver a cultura antiga do carnaval.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Cantor norte-rio-grandense agita o sábado de carnaval no programa Acústico Diário

O bloco saiu às ruas neste sábado (26). (Foto: divulgação).

“Nesse ano a gente fez o bloco com as crianças daqui para reativar os movimentos artísticos do passado, aquela marchinha, aquela batucada. O nosso trabalho é mais o incentivo à cultura, e hoje a juventude não sabe como era no passado, a alegria que tinha o carnaval em tocar numa lata, em bater numa lata”, disse.

“O objetivo é mostrar à juventude os carnavais antigos, nós montamos a escola de samba com os meninos da aula de música, para gente mostrar como era o carnaval antigamente na nossa cidade”, reforçou Odilon.

Veja parte da apresentação do bloco nas ruas de Itaporanga:

A INSTITUIÇÃO

Fundada em 22 de agosto de 1995 por Odilon Fernandes Neto, o GICI é uma instituição sem fins lucrativos que abrange atividades artísticas e culturais com crianças, adolescentes e idosos. Segundo Odilon, o grupo também tem uma parte solidária onde beneficia famílias carentes com o “projeto da sopa”.

A ONG tem o objetivo de incentivar o movimento artístico cultural e tem como finalidade promoção de música, dança, teatro, artesanato, esporte, realização de eventos, festivais e etc. “Nós trabalhamos com todo tipo de eventos aqui em Itaporanga, Banda Marcial com adolescente, nós temos grupo de idosos, nós temos grupo de mulheres negras, aula de música, atividade esportiva e várias outras atividades”, pontuou o fundador da instituição.

SUBSISTÊNCIA

“Para manter Nossa instituição nós vivemos de doações, temos uma conta no banco onde as pessoas doam algumas quantias para a gente poder pagar aluguel e etc”, relatou Odilon.

Ele disse que também recebe apoio da Prefeitura Municipal de Itaporanga e de vários empresários da cidade. Ele destacou ainda o auxílio da secretaria de assistência social do município na pessoa da secretária Kalina Dantas.

Saiba mais sobre o GICI acessando seu Instagram https://www.instagram.com/gici.ong/ ou o Facebook https://www.facebook.com/GICI-Grupo-de-Incentivo-Cultural-de-Itaporanga-1631159533764716/.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: