header top bar

section content

VÍDEO: Cagepa nega risco à saúde na água de Itaporanga após estudo divulgar substância em açude

Pedro Filho garantiu que a água do açude é analisada pela Cagepa e só é liberada para consumo humano em Itaporanga após passar por tratamento padrão

Por Jocivan Pinheiro

10/03/2022 às 18h29 • atualizado em 10/03/2022 às 18h31

No programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o diretor do escritório da Cagepa em Itaporanga, Pedro Filho, negou as informações do Mapa da Água que apontou a presença de substâncias no Açude Cachoeira dos Alves que geram risco à saúde.

Pedro Filho garantiu que a água do açude é analisada pela Cagepa e só é liberada para consumo humano em Itaporanga após passar por tratamento padrão.

“Com constantes análises, nós podemos afirmar que a água consumida no município de Itaporanga é rigorosamente dentro dos padrões exigidos para que se torne uma água potável”, afirmou.


VEJA TAMBÉM

Moradores mostram água barrenta nas torneiras em São José de Piranhas e ironizam: “Com Nescau”

Açude Cachoeira dos Alves, em Itaporanga

O Mapa da Água é um estudo feito pelo portal Repórter Brasil acerca da qualidade da água que abastece as cidades brasileiras. Segundo os dados do estudo, foram detectados na água de Itaporanga Ácidos Haloacéticos (subprodutos da desinfecção) acima do limite de segurança. Mas Pedro Filho reitera que não há afluente de esgoto caindo no Açude Cachoeira dos Alves e que a água é tratada pela Cagepa.

“Não há nenhuma forma de contaminação a essa água do açude. A Cagepa tem o máximo cuidado de fazer todas as etapas do tratamento, assim como é exigido nas grandes companhias de água. Eu tranquilizo a população de Itaporanga. Eu bebo dessa água, minha família bebe e eu recomendo a todos que fiquem tranquilos quanto à condição da água que é distribuída pela Cagepa no município de Itaporanga”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: