header top bar

section content

VÍDEO: Psicólogo fala sobre chacina em Patos e diz que história e perfil do adolescente serão analisados

O profissional falou sobre as fases do processo criminalista e também debateu o tema sobre criação de filhos. Ele disse que os pais precisam dar limites e acompanhá-los nas redes sociais

Por Luiz Adriano

25/03/2022 às 18h21 • atualizado em 25/03/2022 às 18h37

O programa Balanço Diário desta quinta-feira (24) recebeu o psicólogo cajazeirense Damião Júnior, o qual debateu sobre o caso do adolescente de 13 anos que confessou ter matado sua mãe e seu irmão de apenas 7 anos de idade, além de ter baleado seu pai, fato que aconteceu no último sábado (19) na cidade de Patos, no Sertão paraibano.

O psicólogo afirmou que não é correto tachar o menor de psicopata ou sociopata por exemplo. Ele disse que é importante verificar todo um contexto e que é necessário fazer toda uma análise da história, do perfil do adolescente.

VEJA TAMBÉM

EXCLUSIVO: Balanço Diário visita rua onde houve a chacina na cidade de Patos e mostra cenário de luto

Mãe e filho foram mortos de forma trágica (Foto: Redes Sociais – Montagem: Diário do Sertão)

“Há fatores mais agravantes. Não podemos simplesmente por um contexto dizer por exemplo que a pessoa é um sociopata ou um psicopata, de maneira alguma. Existe toda uma análise contextual, histórico, de como foi o processo da gravidez, as atitudes, as ações que aconteceram no momento, antes de fechar”, relatou o profissional.

Damião Júnior explicou que uma das fases do processo criminal é chamada de Vitimologia. Segundo ele, é quando é estudado o perfil tanto das vítimas como do suspeito.

“Ainda está no processo de investigação, vai entrar o processo com certeza que vamos chamar de Vitimologia, que é a parte da Criminologia que trabalha a questão da vítima, o perfil da vítima, como foi que aconteceu, e do agressor também”, detalhou.

LIMITES NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

Em se tratando da criação de filhos, o psicólogo lembrou que é de fundamental importância haver limites. Ele falou que é preciso que haja transparência nas redes sociais dos filhos para com os pais, e enfatizou que na vida de um adolescente é importante a intervenção de um adulto, principalmente porque a fase representa um dos momentos mais complicados na vida do ser humano.

“De maneira alguma devemos deixar de dar limites aos nossos jovens, às nossas crianças, porque até o processo da primeira fase adulta quem é o mediador do certo e do errado é o adulto, é o adulto que direciona. Hoje a gente começa a viver em uma sociedade em que a gente deixa que o jovem e a criança ele tome as suas próprias decisões”, pontuou.

“A adolescência é uma das fases mais difíceis da vida humana, porque a gente passa por várias crises existenciais…a gente começa entrar em vários questionamentos no qual a gente não ver o fim. É ai a importância de ter um adulto direcionando o jovem”, finalizou.

A CHACINA

Mãe e filho foram mortos a tiros na tarde do último sábado (19), na rua Oscar Torres, bairro Jardim Guanabara, na cidade de Patos, no Sertão paraibano. O esposo da mulher e pai da criança foi baleado e socorrido pelo SAMU para o Complexo Hospitalar Regional Janduhy Carneiro.

MOTIVAÇÃO

O autor do Ato Infracional disse à polícia que, o que levou ele a praticar o crime seria porque seus pais não estavam permitindo que ele jogasse um jogo online por nome de Roblox. Ele acrescentou ainda que era pressionado por está tirando notas baixas na escola, porque em casa seu tempo era voltado para o jogo. O delegado falou que o garoto disse que se sentia pressionado quando era pedido para ele fazer algumas tarefas de casa do dia-a-dia como arrumar uma cama, enxugar uma louça, ou coisa do tipo.

Conforme o depoimento, o menor teria dito que a “gota d’água” foi o pai ter tomado seu celular impedindo-o de fazer uso do aparelho.

ESTADO DE SAÚDE DO SARGENTO

Ainda na noite do sábado (19), o sargento teve que ser transferido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

A assessoria do hospital campinense informou nesta quinta-feira (24), que o paciente recebeu alta da Ala Vermelha e encontra-se internado em uma enfermaria. O médico Dr Elvis Lievert disse que o sargento permanece estável, mas continua sem mexer as pernas e sem senti-las.

VISITA DO BALANÇO DIÁRIO

A produção do programa esteve na última quarta-feira (23) no local onde ocorreu a tragédia, que fica na rua Oscar Torres, no bairro Jardim Guanabara, no município patoense. O apresentador Fernando Antonio ouviu uma pessoa da família e alguns vizinhos. Ele disse que o clima na rua, a qual os moradores consideram uma “rua pacata”, é de luto e de muita tristeza.

Imagens do velório e sepultamento da enfermeira Iranilda de Sousa Medeiros Araújo, de 47 anos e seu filhinho Gabriel de Sousa Medeiros Araújo, de 7 anos, registradas pela TV Sol da cidade de Patos, foram veiculadas durante o programa Balanço Diário.

Veja abaixo o programa na íntegra:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: