header top bar

section content

VÍDEO: Analistas do TRE falam sobre prazo para tirar título e a importância da participação dos jovens

Pedido de emissão do título de eleitor pode ser feito na palma da mão com um celular e internet. O prazo se encerra em maio, 150 dias antes das Eleições 2022

Por Diário

08/04/2022 às 17h56 • atualizado em 08/04/2022 às 17h59

Analistas do Tribunal Regional Eleitoral concederam, na manhã desta sexta-feira (08), uma entrevista à TV Diário do Sertão para falar sobre o prazo final para emissão do título de eleitor e a importância dos jovens para as eleições.

O prazo terá seu encerramento no dia  04 de maio de 2022, 150 dias antes do pleito, conforme a lei, e pode ser feito na palma da sua mão com um celular. Após esse período, não poderão mais ser feitas alterações no registro do eleitor, sendo possível apenas a segunda via do documento.

O analista Diogo Alves comenta que é necessário convidar mais jovens para esse importante papel devido aos números de alistamentos terem diminuído nos últimos anos. É advertido aos eleitores que, além de buscar tirar o título, ter uma atenção com os candidatos é importante.

“A participação do jovem na vida política no país é muito importante porque nós precisamos de uma representação ampla da população. O jovens também precisam de representantes que pensem em políticas públicas voltadas para suas necessidades”, disse Diogo.

Fórum Eleitoral de Cajazeiras

“O poder do voto está na sua mão. Então, jovem, venha se alistar e participar da democracia. O voto é uma conquista, não é apenas uma obrigação”, acrescentou Nara Limeira, que também é cantora e percursionista, e encerrou a reportagem com música.

Requisitos para tirar o título

Antes de qualquer alteração, é importante que as pessoas que já possuem título verifiquem se há débitos ou multas antes de prosseguir.

A regularização do documento pode ser feita pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do sistema Título Net. O prazo também vale para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, transferência de local, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Seja qual for a solicitação, ela será concluída após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados, e você poderá entrar em Acompanhar Requerimento para ver o andamento do processo.

Nara Limeira, analista do TRE

Aplicativo e-Título

Outra forma prática de consultar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: