header top bar

section content

Patos e mais duas cidades do Sertão têm casos de óbitos em investigação por suspeitas de arboviroses

Conforme a SES, de acordo com os últimos dados, em todo o estado, são 6.773 casos de Dengue, mais de 2 mil casos de Chikungunya e 193 de Zika

Por Luiz Adriano

26/04/2022 às 12h40 • atualizado em 26/04/2022 às 12h47

Mosquito Aedes Aegypti pode transmitir doenças como chikungunya, dengue e zika. (Crédito: NIAID).

Quatro casos de mortes no Sertão e outros três em outras cidades da Paraíba, estão sendo investigadas se as causas tem relação com arboviroses, como: Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde a publicação do Boletim Epidemiológico no início de abril até o momento, foram registrados mais de 3 mil casos prováveis de dengue em todo o estado, que agora passam a ser 6.773. Já para chikungunya, foram mais de 2 mil casos, chegando a 4.464 prováveis ocorrências e zika totalizando 193.


VEJA TAMBÉM

Projeto Saúde Itinerante e Políticas Publicas de Mãos Dadas chega a zona rural de Bernadino Batista


A técnica responsável da SES pelas arboviroses, Carla Jaciara, explica que a crescente na notificação é resultado do trabalho conjunto entre a secretaria, por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis (NDAT), e os municípios.

POSSÍVEIS MORTES

Conforme os dados da SES, 45 municípios estão silenciosos, não realizando notificação de casos suspeitos de arboviroses e 60 estão com incidência alta, acima de 300, o que indica surto; além de seis municípios estarem com óbitos em investigação: Patos (01), Jericó (02), Boa Ventura (01), Mulungu (01), Serra Branca (01) e Queimadas (01). Carla Jaciara destaca que a notificação é uma forma do município sinalizar a situação epidemiológica de forma individual.

“É importante que o município realize a notificação de todos os casos suspeitos para que seja realizado o cálculo de forma segura, efetiva. E é preciso também que o município esteja realizando Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). Com esses dados, podemos avaliar a necessidade do uso do carro UBV nos territórios”, pontua.

CARRO FUMACÊ

Teve início nesta segunda-feira (25) e vai se prolongar até a próxima sexta-feira (29), uma nova programação para a aplicação da Operação de Ultra Baixo Volume acoplado a veículos (UBV). O carro fumacê estará presente nos municípios de Soledade, Boa Vista, Nova Palmeira, Seridó, Cuité, Santa Luzia, Juazeirinho, Lucena, Serra Branca e São José dos Ramos.

Para a utilização do carro, as Secretarias de Saúde dos municípios devem encaminhar para a Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES um formulário com análises epidemiológica e entomológica, com dados e notificações.

CUIDADOS

Carla Jaciara lembra que, além da utilização do UBV, é fundamental que a população esteja sempre atenta a sua residência, mantendo o cuidado com qualquer meio que acumule água.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: