header top bar

section content

VÍDEO: Zé Aldemir cancela Xamegão tradicional e diz que vai realizar dois dias de ‘festa fora de época’

O prefeito de Cajazeiras alegou que não tem condições financeiras para bancar um evento que dispute público com o São João de Patos e o de Campina Grande

Por Jocivan Pinheiro

19/05/2022 às 16h18 • atualizado em 19/05/2022 às 20h32

O tradicional Xamegão, a festa junina de Cajazeiras, foi cancelada pelo prefeito Zé Aldemir neste ano. Ao invés de realizar o evento em junho, ele anunciou que vai promover pelo menos dois dias de festa alusiva ao São João, mas dentro da programação da semana da cidade, que acontece entre os dias 13 e 14 de agosto.

Aldemir alegou que o município não tem condições financeiras para bancar evento que dispute público com o São João de Patos e de Campina Grande. Sendo assim, a prefeitura vai promover uma espécie de Xamegão fora de época “para não passar em branco”, como disse o prefeito.

“A festa de São João, eu invés de realizar durante o período junino, nós não podemos concorrer com Campina Grande, nós não podemos concorrer com Patos, que são festas gigantescas, que fazem aquisição de bandas renomadas muito caras, nós não temos essa condição, e para não concorrer com esses municípios nós tivemos o entendimento de abrir o Xamegão fora de época para não passar em branco, na semana do município”, explicou Zé Aldemir.

“Não sei se o dinheiro vai dar para fazer o dia 15. Se der eu faço três dias, mas se não der eu faço dois dias, de forma que não deixe passar batido o São João, mesmo fora de época”, acrescentou.

Fim de uma era?

Até meados da primeira década dos anos 2000, o Xamegão era a maior festa junina do Sertão paraibano, com artistas de renome nacional do forró, do axé e da MPB, a exemplo de Ivete Sangalo, Zé Ramalho, Aviões do Forró, entre outros. Mas nos anos seguintes a festa foi perdendo força para o carnaval, que hoje recebe muito mais recursos públicos e privados.

A festa chegou a durar quase trinta dias, mas nos últimos anos era visível a perda de interesse dos prefeitos em investir no Xamegão, que passou a acontecer dentro de apenas uma semana. Definhando financeiramente, a tradicional festa junina de Cajazeiras, hoje, é praticamente apenas uma saudosa lembrança.

DIÁRIO DO SERTÃO

DIRETO AO PONTO

VÍDEO: Radialista alerta comunicadores sobre risco de multas por descumprimento das regras eleitorais

TOM APAZIGUADOR

VÍDEO: Em meio a ‘briga’ pela vice entre Republicanos e PP, João Azevêdo pede desprendimento dos aliados

RESPOSTA CURTA

VÍDEO: Bolsonaro fala pela 1ª vez sobre denúncias de assédio sexual envolvendo Pedro Guimarães na Caixa

INUSITADO

VÍDEO: Bandido de alta periculosidade é preso na PB e polícia encontra cerca de R$ 29 mil em geladeira

Recomendado pelo Google: