header top bar

section content

VÍDEO: Bombeiro de Cajazeiras orienta como lidar com engasgo de bebês e adultos para salvar vidas

A primeira dica é com relação a engasgo de crianças pequenas, que têm o hábito de colocar objetos na boca e estão sempre propensas a esse perigo

Por Luis Fernando Mifô

24/05/2022 às 15h31 • atualizado em 24/05/2022 às 15h35

No programa Olho Vivo desta terça-feira, o tenente Teodósio, do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, fez uma simulação para orientar as pessoas como agir diante de alguém que esteja com as vias respiratórias obstruídas por engasgo.

A primeira dica é com relação a crianças pequenas, pois elas têm o hábito de colocar objetos na boca e estão sempre propensas a esse perigo.

O diâmetro das vias aéreas de uma criança é quase do mesmo tamanho do dedo dela. Por isso, pequenos objetos são extremamente perigosos.

“É um tema muito comum. Embora algumas pessoas não saibam o que fazer, é extremamente necessário que todos saibam diante de uma situação de obstrução de vias aéreas”, diz o tenente.

Tenente Teodósio mostra como proceder em caso de criança engasgada

Os sinais mais comuns de engasgo incluem: tosse ou respiração ruidosa; lábios ou pele azulados; esforço grande para respirar; emissão de ruídos atípicos; boca aberta sem emitir nenhum som (podendo não conseguir chorar ou tossir) e eventual perda de consciência.

A Manobra de Heimlich pode ser usada em adultos e crianças maiores de um ano de idade. O bombeiro explica que ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, deve-se posicionar uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressionar a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Esse movimento deve ser contínuo até que desobstruir as vias.

Em casos de criança a partir de um ano, o procedimento é o mesmo, contudo, a pessoa deve se ajoelhar para ficar do mesmo tamanho que a criança.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: