header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro cita obstáculos que ainda impedem o aeroporto de Cajazeiras de ter voos comerciais

No quadro "Diário de Obras", do programa Diário News, o engenheiro e professor do curso de Engenharia Civil do IFPB de Cajazeiras explicou a atual situação do Aeroporto Pedro Vieira Moreira

Por Jocivan Pinheiro

15/08/2022 às 15h11 • atualizado em 15/08/2022 às 15h16

No quadro “Diário de Obras”, do programa Diário News, da TV Diário do Sertão, o engenheiro e professor do curso de Engenharia Civil do IFPB de Cajazeiras, Fernando Figueiredo, explicou a atual situação do Aeroporto Pedro Vieira Moreira, que ainda não dispõe de linhas aéreas comerciais.

Segundo o engenheiro, o atual PCN da pista de pouso e decolagem é grau 26, ou seja, o aeroporto de Cajazeiras tem condições estruturais para receber aeronaves com capacidade de até 120 passageiros.

Na aviação, PCN é o número que indica a resistência de um pavimento. Em inglês, a sigla é abreviatura de Pavement Classification Number (Número de Classificação de Pavimento, em português).

Porém, Fernando esclarece que há outros obstáculos, entre eles o custo operacional alto e o fato da zona metropolitana de Cajazeiras abranger apenas 15 pequenos municípios, ficando de fora a zona metropolitana de Sousa e o Vale do Piancó. “As agências que fazem esse transporte levam em conta justamente essa zona metropolitana. Então, no cálculo, ficou de fora”.

Contudo, o engenheiro ressalta que o maior empecilho é a falta de interesse da classe política local. “É uma pena ele ainda não estar funcionando. Foram gastos milhões nessa obra e realmente tem uma demanda, então é uma pena o gasto e a inoperância que ele tem hoje”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: