header top bar

section content

VÍDEO: Fumaça tóxica do lixão de Cajazeiras causa problemas de saúde e lotação da UPA, alerta médica

Dra. Vanessa Rolim ainda fez um alerta relacionado as sequelas pós-covid, já que muitas pessoas sofrem com problemas pulmonares e são afetadas diretamente com a fumaça que encobre a cidade

Por Redação Diário

16/09/2022 às 18h48

Neste mês de setembro, o lixão da cidade de Cajazeiras está registrando diversos incêndios criminosos, o que gera uma fumaça tóxica que invade a zona urbana e prejudica a vida das pessoas. Nas redes sociais, fotos e vídeos compartilhados por moradores, mostram a cortina de fumaça densa, que rapidamente toma conta dos ambientes e prejudica a saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Nesta sexta-feira (16), a reportagem do programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, foi até o consultório da médica otorrinolaringologista Dra. Vanessa Rolim pra saber quais os problemas de saúde que a fumaça tóxica causa no organismo do ser humano.

A profissional disse que por causa dos incêndios a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está sendo superlotada por pessoas com problemas respiratórios.

Fumaça tóxica invade Cajazeiras e causa problemas de saúde à população. Foto: Reprodução da internet

‘’Estamos registrando aumento de queixas respiratórias nesses últimos dias. É prejudicial à saúde das pessoas e todo e qualquer distúrbio respiratório pode ser piorado por conta da fumaça. Pessoas que tem rinite, laringite, bronquite, enfim, problemas da via respiratória, eles podem ser piorados. Assim como pessoas que não tem problema respiratório podem desenvolver por causa da fumaça”, alertou a profissional de saúde.

Dra. Vanessa ainda fez um alerta relacionado as sequelas pós-covid, já que muitas pessoas sofrem com problemas pulmonares e são afetadas diretamente com a fumaça.

‘’Temos várias pessoas com sequelas pulmonares, sequelas de vias respiratórias causadas pela covid e agora tem que lidar ainda mais com esse problema, com a toxidade da fumaça nas vias respiratórias. A sociedade cobra das autoridades a solução da problemática”, ressaltou.

As causas dos incêndios no lixão são desconhecidas pelas autoridades até o momento.

Fumaça tóxica invade Cajazeiras e causa problemas de saúde à população. Foto: Reprodução da internet

O QUE DIZ O MUNICÍPIO?

Ao Diário do Sertão, a secretária de Meio Ambiente, Brankinha Abreu disse que o período quente, nesta época do ano, contribui para a disseminação das chamas e que o município desloca carros-pipa, abastecidos por hidrantes do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas no lixão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: