header top bar

section content

VÍDEO: Após fumaça em Cajazeiras, engenheiro explica que ausência de aterro sanitário é crime ambiental

"Todas as cidades brasileiras, todos os municípios são obrigados a investir e a fazer o planejamento para inclusão dos aterros sanitários em sua legislação", destacou o profissional

Por Luiz Adriano

20/09/2022 às 18h13 • atualizado em 20/09/2022 às 18h18

O engenheiro civil Fernando Figueiredo participou do programa Diário News da TV Diário do Sertão, e falou sobre crime ambiental. Ele ressaltou que os municípios são obrigados com base na legislação, a efetuarem aterros sanitários. O profissional disse que a cidade que persistir com os lixões praticam crime ambiental.

“Todas as cidades brasileiras, todos os municípios são obrigados a investir e a fazer o planejamento para inclusão dos aterros sanitários em sua legislação, inclusive, no ano de 2020 foi aprovada a Lei 14.026 que ficou conhecida como o marco do saneamento, que ela estabelece justamente essas metas para que os municípios entreguem os planos de implementação dos aterros sanitários em suas legislações”, destacou.

Fumaça tóxica invade Cajazeiras e causa problemas de saúde à população. Foto: Reprodução da internet

FUMAÇA EM CAJAZEIRAS/CONSEQUÊNCIAS

Nos últimos dias a cidade de Cajazeiras tem enfrentado o problema da fumaça oriunda do fogo no lixão, fato que o profissional comentou e disse que a queima dos resíduos é apenas uma das consequências que o lixão pode trazer à população.

Ele explicou que além da fumaça que prejudica a saúde das pessoas, o lixão também afeta o solo. Fernando disse que os resíduos infiltram-se na terra e acaba contaminando o lençol freático, prejudicando a vegetação.

ATERRO SANITÁRIO

De acordo com o engenheiro, o lixo urbano que nada mais é do que resíduos sólidos, precisam de um destino e quando não há o aterro sanitário, não existe tratamento nem tampouco reutilização.

“O lixão não tem tratamento algum, você vai ter um terreno e vai despejar lá os seus resíduos sólidos, todos os resíduos coletados, inclusive isso é muito grave, porque quando você mistura esses resíduos, quando pega produto hospitalar, entre outros, mistura com os resíduos convencionais e joga tudo no mesmo lugar, ai é pior ainda essa situação”, pontuou.

Fernando explicou que no aterro sanitário o solo não é prejudicado porque trata-se de uma camada impermeável, não tem contato com o solo. Ele falou que existe ramificações onde é dividido os destinos distintos, vidros, papelões, etc.

COLETA SELETIVA

Outro ponto que foi enfatizado pelo profissional, foi a questão da educação ambiental. Ele disse que por mais que haja a ação do poder público, as pessoas precisam entender que o lixo não é só questão de se livrar, tem que se responsabilizar pelo lixo que produz. Fernando frisou que a seleção do lixo é fundamental para diminuir a quantidade de resíduos que são destinados para os aterros, e dar uma diretriz de reciclagem para os materiais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: