header top bar

section content

VÍDEO: Catadores de recicláveis sofrem com incêndios no lixão de Cajazeiras: “A gente vive daqui”

Desde o último dia 16, pelo menos duas vezes a cidade ficou coberta pela fumaça tóxica dos incêndios, provocando problemas respiratórios na população, sobretudo em crianças

Por Jocivan Pinheiro

20/09/2022 às 15h21 • atualizado em 20/09/2022 às 15h23

Os incêndios no lixão de Cajazeiras não só atacam a saúde da população, como também provocam prejuízos a quem vive dos materiais recicláveis.

Desde o último dia 16, pelo menos duas vezes a cidade ficou coberta pela fumaça tóxica dos incêndios, provocando problemas respiratórios na população, sobretudo em crianças.

Os incêndios também deixam prejuízo aos catadores de materiais recicláveis que sobrevivem no lixão. É o caso da dona Maria do Socorro. Além de perderem material nas chamas, os catadores são os mais afetados pela fumaça agressiva.

“Às vezes de noite a gente dorme porque a gente engole muita fumaça e fica quase sem respirar direito. É muito difícil trabalhar com essa fumaça”, relatou dona Maria. “A gente vive daqui para pagar água, energia, aluguel, fazer feira. Então prejudica a pessoa”, completou.

Incêndio no lixão de Cajazeiras (Foto: Elmo Lacerda / TV Diário do Sertão)

O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o fogo. Mas ainda não se tem certeza se os incêndios são criminosos ou acidentais.

Enquanto a prefeitura não providencia uma solução para o lixo de Cajazeiras, que seria um aterro sanitário, os resíduos continuam sendo depositados no terreno localizado na Zona Sul, e os incêndios seguem acontecendo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: