header top bar

section content

VÍDEO: Homenagem e imagens inéditas marcam velório, missa e enterro de Carmelita Gonçalves em Cajazeiras

Católica fervorosa e professora na essência, Carmelita deixa um legado de dedicação a educação, transmitindo valores para várias gerações que tiveram a oportunidade de tê-la como mestra na sala de aula e na vida

Por José Dias Neto

17/10/2022 às 21h11 • atualizado em 17/10/2022 às 21h21

O ícone da educação de Cajazeiras, a professora Carmelita Gonçalves, faleceu aos 98 anos de idade, no início da noite deste domingo (16), em sua própria residência por causas naturais. A notícia abalou a cidade.

Católica fervorosa e professora na essência, Carmelita deixa um legado de dedicação a educação, transmitindo valores para várias gerações que tiveram a oportunidade de tê-la como mestra na sala de aula e na vida.

Carmelita nasceu em 22 de julho de 1924, no Sítio Barra do Catolé, município de Cajazeiras (PB), filha de Manoel Gonçalves Dias e Hortência Gonçalves da Silva. Desde criança, tinha interesse de entrar para ordem dos Carmelitas Descalços, mas por fatalidade, após a morte de seu pai, o rumo de sua vida foi modificado. Forçada pelas circunstâncias, decide permanecer em Cajazeiras, ajudando na criação dos seus irmãos. Nunca se casou, e optou por uma vida evangélica, de renúncia aos bens materiais, e decidiu viver em sua casa, além do Colégio na companhia de seus familiares.

Velório e sepultamento de Carmelita Gonçalves. Foto: Diário do Sertão

Carmelita Gonçalves preferiu uma vida discreta, tanto que são raros os registros de suas atividades do cotidiano. No ano de 2012, em uma transmissão ao vivo na TV Diário do Sertão, Carmelita foi abordada repentinamente, e com um sorriso, disse que não poderia conceder entrevista porque havia feito voto de silencia e clausura a impossibilitava.

Registro histórico e inédito de Carmelita Gonçalves na TV Diário do Sertão. Foto: Reprodução / TV Diário do Sertão

Com sua vida, Carmelita transformou muitas outras, que manterão seu legado vivo eternamente. No seu velório, que aconteceu no ginásio do seu colégio, espaço que tem sua digital em cada ambiente, familiares, amigos e admiradores prestaram várias homenagens. Eugênio Gonçalves, sobrinho de Carmelita se emocionou com as demonstrações de carinho no momento de luto.

Velório e sepultamento de Carmelita Gonçalves. Foto: Diário do Sertão

” Seus 98 anos bem vividos e de uma história em prol da educação e da religião que nos confortam. As lágrimas não são de tristeza. Saudades sim, mas reconhecendo a grande mulher que foi e do exemplo que deixou”, destacou o sobrinho em entrevista à TV Diário do Sertão.

Referência de doação à educação e aos valores cristãos, Carmelita Gonçalves conseguiu durante sua vida transmitir uma mensagem de amor e doação ao próximo. A missa de corpo presente, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, presidida pelo bispo Dom Francisco de Sales, e concelebrada por dezenas de sacerdotes, foi um momento emocionante de despedida. O sobrinho não consegue conter as lágrimas.

Velório e sepultamento de Carmelita Gonçalves. Foto: Diário do Sertão

”Ela sempre nos orientou. A pessoa que cuidava dos mínimos detalhes de todos. Não teve filhos e era consagrada a Nossa Senhora do Carmo e ela sempre cuidou de todos”, pontuou.

Após a celebração religiosa, o cortejo fúnebre seguiu pelas ruas da cidade, acompanhado da banda de música Santa Cecília até o cemitério Coração de Maria para o último adeus.

Velório e sepultamento de Carmelita Gonçalves. Foto: Diário do Sertão

Carmelita Gonçalves a educadora do século sempre será lembrada, cada vez o conhecimento for transmitido nas salas de aulas e no ambiente familiar.

VEJA AS FOTOS DO DIÁRIO DO SERTÃO NA GALERIA ABAIXO: 

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: