header top bar

section content

VÍDEO: Primeiro problema do Açude Grande a ser resolvido são os esgotos, diz engenheiro civil

O profissional explicou que antes de revitalizar é preciso resolver a questão ambiental. Mais uma vez ele enfatizou a necessidade do desvio das águas residuárias para uma lagoa de tratamento adequada

Por Luiz Adriano

25/10/2022 às 17h57 • atualizado em 25/10/2022 às 17h58

O engenheiro civil Fernando Figueiredo, durante sua participação no Quadro Diário de Obras, no programa Diário News da TV Diário do Sertão desta semana, continuou o assunto sobre o Açude Grande, de Cajazeiras.

O profissional desta vez falou sobre a revitalização do manancial e ressaltou que para tanto, é necessário primeiro resolver a questão do saneamento básico, que segundo ele, é um problema ambiental grave.

“Antes de se pensar em revitalizar o açude, de reconstruir parede, obra, infraestrutura, de construir praças, urbanização em si, primeiro temos que pensar no saneamento. As cidades que hoje jogam seus resíduos e suas águas residuárias no Açude Grande, que isso seja parado e que esses esgotos sejam direcionados a uma lagoa de tratamento, de estabilização”, explicou Fernando.

Ele também reforçou que já existe uma lagoa de tratamento em Cajazeiras e que para as águas residuárias irem para lá, seria necessário aumentar o tamanho do local.

Açude Grande em Cajazeiras

DELIMITAÇÕES

Conforme Fernando, com as delimitações já estabelecidas pelo município, ficará mais fácil a revitalização, visto que, é preciso revitalizar as partes periféricas do açude, locais que já estão proibidas construções.

O açude que já é muito visitado pela população, conforme o profissional, sendo feito todo esse processo de limpeza, de desvio das águas de esgotos e a tão sonhada revitalização, será possível de fato, atrair turistas ao manancial. Ele citou a beleza do pôr do sol que já é um ponto chamativo do local.

“Ele é um patrimônio imaterial da cidade, ele consolida as bases histórias que fomentaram a construção da cidade de Cajazeiras. Quando você vê a cidade de Cajazeiras, obviamente você pensa na instituição religiosa que foi a base histórica da cidade, no Cristo e também no Açude Grande, que são os pontos de referência do nosso município”, destacou.

SAIBA MAIS SOBRE FERNANDO FIGUEIREDO

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as segundas-feiras do programa Diário News da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal ‘Diário de Obras’.

Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: