header top bar

section content

VÍDEO: Advogado cajazeirense avalia trabalho à frente da Coordenadoria Nacional de Interiorização da OAB

O jurista explicou como funciona o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e destacou a importância de sua liderança à frente dos juristas do interior do Brasil

Por Luiz Adriano

15/11/2022 às 16h25 • atualizado em 15/11/2022 às 16h43

O advogado cajazeirense João de Deus Quirino Filho, coordenador da Interiorização da Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), concedeu entrevista ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão e falou sobre as ações a frente da coordenação.

Ele explicou sobre a natureza de sua função e deu um exemplo para melhor entendimento: João de Deus disse que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é um órgão, e ele seria um ministro do presidente nacional.

O jurista falou que a diretoria nacional tem seis coordenações e a que ele é o líder, foi criada este ano. “Eu tive a honra de ser o seu primeiro coordenador”, disse.

O advogado sertanejo falou que já havia demonstrado ao presidente Beto Simonetti, da necessidade da OAB nacional de ter um olhar mais voltado para a advocacia do interior do país.

“Nós assumimos esse cargo certamente pelo trabalho que foi feito aqui pela OAB-PB quando não houve mais distância e diferença entre o litoral e o sertão da PB. Foram atos que foram praticados lá e aqui, e nós levamos essa bandeira para a OAB nacional”, pontuou.

João de Deus Quirino Filho – advogado – FOTO: TV Diário do Sertão

QUANTIDADE DE ADVOGADOS NO INTERIOR DO BRASIL

Conforme levantamento recente, o Brasil tem 1,3 milhão de advogados, e desses, 50.4% estão no interior dos estados, isto é, mais da metade. “Nós estamos trabalhando para o maior número”, frisou.

Ele disse que estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e tantos outros, a maioria de seus advogados estão no interior.

OBJETIVO DA COORDENAÇÃO

O jurista cajazeirense explicou que a pretensão da coordenação é de “ter um olhar de dignidade, ter um olhar igualitário para quem está lá”, e para isto ele enumerou algumas atividades que já tem sido feitas e outras que estão na pauta, veja:

ATIVIDADES REALIZADAS:

– Grande levantamento dos problemas, das dificuldades que os juristas enfrentam nas cidades do interior;
– Cursos onlines e gratuitos para qualificação da advocacia;
– Lançamento da pedra fundamental da subseção litoral oeste na região metropolitana de Fortaleza;
– Inauguração em agosto, da sala em Maceió-AL;
– Passagem do presidente Beto Simonetti pelas cinco regiões do país, fazendo e desenvolvendo o projeto ‘Conversa com a Advocacia’;
– Inauguração da subseção de Lajes-SC;
– Inauguração da subseção de Cianorte-PR;

PAUTAS FUTURAS

– Via de finalizar em 1º de dezembro salas e escritórios compartilhados em Aracaju-SE;
– Dia 2 de dezembro, em Estância-SE, inauguração de subseção;
– Em 7 de dezembro em Sinop-MT, entrega de uma subseção;
– Conclusão de um grande espaço compartilhado em Taguatinga, cerca de 30 km de Brasília-DF;
– Entrega de 500 kits de informática para advogados que estão no interior, a partir de fevereiro de 2023, destinados para escritórios compartilhados, salas e subseções;
– Lançamento de um aplicativo que está em formatação, onde o jurista do interior poderá ver quais os serviços que são oferecidos pela OAB, onde o objetivo é aproximar a advocacia do interior, da capital, não havendo mais diferença entre os profissionais.

“Nós temos na verdade entendido que a interiorização da advocacia é o grande percurso, é a grande caminhada, de forma que a gente vai conseguir pela OAB nacional e por uma decisão muito direta do presidente Beto Simonetti, entregar à nossa advocacia, melhor estrutura, e eu tenho certeza que no final desses três anos a advocacia do interior estará mais aparelhada, mais apoiada”, enfatizou João de Deus.

João de Deus Quirino Filho ao lado dos apresentadores Moisés Conrado e Petson Santos – FOTO: TV Diário do Sertão

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: