header top bar

section content

VÍDEO: Cerca de 50 obras de artista sousense são expostas no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Sousa

Bruno Cesarino conversou com a reportagem da TV Diário do Sertão e relatou um pouco de sua história no mundo da arte e explicou detalhes da exposição

Por Luiz Adriano

21/01/2023 às 19h27 • atualizado em 21/01/2023 às 20h24

A reportagem da TV Diário do Sertão foi até o Centro Cultural da cidade de Sousa e conversou com o artista Bruno Cesarino. O sousense, em parceria com Centro Cultural Banco do Nordeste, de Sousa, exibiu pela primeira vez suas obras de arte. O nome exposição foi denominada de Psicodelia Nordestina.

O artista que tem 33 anos, é natural da cidade de Sousa, e desde criança que tinha desejo de pintar. Ele disse que que começou sua carreira logo aos 15 anos de idade.

Com cerca de 40 a 50 artes de tamanhos e perspectivas variados, o artista ressaltou que não vende suas artes, “nem troca e nem dar”. Ele explicou que tem aproximadamente 120 artes de sua autoria e almeja chegar aos 80 anos com pelo ao menos 1.300.

Bruno Cesarino falou do sentimento de expor suas obras autorais pela primeira vez.

“Significa uma confraternização muito bonita com meus amigos, principalmente com as pessoas que gostam de arte, porque é muito bom quando ocorre uma interação de arte com as pessoas”, ressaltou.

Bruno Cesarino tem 33 anos e possui aproximadamente 120 artes de sua autoria – foto: Rayra Martins

INCENTIVO A OUTROS ARTISTAS

O sousense também aproveitou para incentivar outros artistas para que eles deem mais valor às suas obras.

“Não joguem suas pinturas no mato, não deem suas pinturas para as pessoas, guardem, acreditem na arte de vocês, vendam! vendam por um preço bom de acordo com o que você gastou de intelectualidade naquela obra”, pontuou o pintor.

Bruno Cesarino na exposição de artes no CCBNB em Sousa – foto: Bruno Rafael

“Estudem! procurem saber o que veio antes de vocês, seja em imagens visuais, seja em coisas de dramaturgos, seja em poesias, estudem! observem o que veio antes da gente e procurem sempre uma luz interior, algo que você possa se agarrar nem que seja em você mesmo […] você tem que acreditar em você e tem que ter instrução”, disse o artista.

CURADOR

O advogado Leivas Aquino, curador responsável pela organização da exposição, falou da importância do Centro Cultural e do quanto esse tipo de evento pode ajudar em alavancar a carreira dos artistas.

“Ele dá luz, funciona como uma lupa social realmente para artistas, não só da cidade de Sousa, mas da região, para que eles possam ter oportunidade de expor seus trabalhos, para que eles possam realmente ter visibilidade, quem sabe desenvolver uma carreira grandiosa”, destacou.

Leivas Aquino – curador da exposição – foto: Bruno Rafael

DADOS DA EXPOSIÇÃO DE BRUNO CESARINO

A exposição do sousense Bruno Cesarino recebeu o nome de Psicodelia. Veja abaixo a explicação segundo o próprio artista em conjunto com o curador da exposição.

“Psicodelia? E Nordestina? Porque não? afinal, isso foi pintado no Sertão. A exposição Psicodelia Nordestina apresenta um recorte das obras do artista sousense Bruno Cesarino. Temas como o cotidiano do Sertão da Paraíba, o registro arquitetônico e as paisagens dessas regiões são objetos de constante remonte em suas obras. A memória nostálgica, relacionamentos, vivências e o temor pela morte também são elementos que perpassam o processo criativo do artista.

Nas palavras de Cesarino: “Provoquem! Este trabalho pode não ser o que há de melhor na arte, mas com certeza é uma estética que joga tomates no palco da normalidade queimada pelo sol”.

COMENTÁRIOS DO ARTISTA SOBRE AS OBRAS:

“Algumas obras são em homenagem a alguns artistas internacionais, como Van Gogh e Gauguin. Mas também de brasileiros, como Heitor dos Prazeres e o pintor sousense Bene da Lata, que me inspirou muito. Escolhi como título Psicodelia Nordestina para a exposição, porque as obras foram feitas no Sertão da Paraíba, o coração do Nordeste. São obras que têm muito a ver com o aspecto visual do sonho, dos delírios do ser humano, pois possuem imagens borradas, sujas e com luz diferente. Eu não busco a realidade, mas busco algum tipo de sonho”.

A exposição seguirá no Centro Cultural Banco do Nordeste CCBNB, de Sousa, por dois meses.

O CCBNB Sousa fica localizado na Rua Coronel José Gomes de Sá, nº 7, no Centro de Sousa-PB, e a entrada é gratuita.

A exposição está localizada logo na entrada do CCBNB, no Salão de Exposição.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: