header top bar

section content

VÍDEO: Blogueiro faz flagrante raro de veado-catingueiro no Vale do Piancó: “Finalmente consegui”

O animal foi visto saindo de uma estrada vicinal e adentrou à mata até desaparecer entre a folhagem

Por Jocivan Pinheiro

25/02/2023 às 13h58 • atualizado em 25/02/2023 às 14h09

O blogueiro e multimídia Antônio Glicerio de Oliveira, conhecido como Waba da Palestina, flagrou uma rara aparição de um veado-catingueiro cruzando uma estrada na zona rural do município de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, Sertão paraibano.

O animal foi visto saindo de uma estrada vicinal nas imediações do Distrito de Palestina e adentrou à mata até desaparecer entre a folhagem da caatinga. Waba da Palestina diz que sempre foi um sonho registrar um veado-catingueiro.

O animal tem esse nome porque é uma espécie sul-americana que também se espalhou pelo bioma da caatinga nordestina do Brasil. Mas a bióloga ambientalista Brankinha Abreu disse ao Diário do Sertão que a população de veados-catingueiros parece estar diminuindo nessa região.

“Já se perdeu muito. Ao longo do tempo eles foram diminuídos, mas ainda é possível encontrar, sim, essa espécie típica da região da caatinga”, explica a bióloga.

Veado-catingueiro em Santana dos Garrotes (Foto: Reprodução/Waba da Palestina)

O veado-catingueiro é uma espécie de cervídeo sul-americano de pequeno porte que pode ser visto desde o sul da região Amazônica até o Uruguai e região central da Argentina. Geralmente, pesa entre 11 e 25 quilos, mede entre 85 a 105 centímetros de comprimento e possui entre 50 e 65 centímetros na altura da cernelha. A coloração varia desde o avermelhado até o cinza.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: