header top bar

section content

Estudante de Cajazeiras que conquistou 1º lugar em Medicina da USP explica por que optou pela UFPB

Maria Clara conquistou 1º lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e escolheu a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para fazer o curso

Por Jocivan Pinheiro

28/02/2023 às 15h27 • atualizado em 28/02/2023 às 17h14

Maria Clara, estudante aprovada em 1º lugar de Medicina na USP (Foto: TV Diário do Sertão)

A estudante Maria Clara Lira, 17 anos, que conquistou 1º lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), escolheu a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para fazer o curso.

Ela contou ao Diário do Sertão que optou pela UFPB após avaliar alguns fatores, entre os quais chance de estar mais próxima dos familiares e com melhores condições financeiras.

“Sobre minha ida para USP, recebi apoio concreto em questão da moradia. Ainda assim, depois de avaliar alguns fatores, decidi permanecer na Paraíba. Dentre esses fatores, considerei a mudança tão grande em tão pouco tempo, a distância dos meus familiares e a minha inexperiência em um local desconhecido e de cotidiano diferente como São Paulo. As condições financeiras, infelizmente, não permitiriam que minha família me acompanhasse: meus pais e meu irmão mais novo. Avaliei esses fatores a longo prazo, durante 6 anos”, explica a estudante.

Maria Clara é de Cajazeiras, no sertão do estado, e já está de malas prontas para a capital João Pessoa. Ela era aluna do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, onde cursou o técnico de Informática integrado ao ensino médio. A adolescente é filha da pedagoga Lídia Maria e de Marcílio Lira, e sobrinha dos atores Nanego Lira, que interpreta Padre Zezo na novela ‘Mar do Sertão’ da Rede Globo, e de Buda Lira, que está no elenco do filme Bacurau.

Em dezembro de 2022, Maria Clara se inscreveu no processo seletivo da USP para os cursos de Medicina e Psicologia. A universidade, apesar de utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tem um sistema de seleção própria, o Enem-USP, ao invés do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Já na UFPB, ela também ficou em 1º lugar entre os cotistas de escola pública, conforme resultado divulgado nesta segunda-feira (28) pelo Sisu.

“Caso fosse possível ter o acompanhamento da minha família, eu teria a segurança de fazer essa grande mudança para São Paulo, já que, na cidade, não conheço ninguém e não tenho familiares. No mais, tenho a oportunidade de estudar na excelente instituição que é a UFPB. Em João Pessoa, tenho familiares e terei uma estrutura afetiva e emocional. Ainda, já conheço a cidade e o custo de vida é menor. Diante desse cenário, optei pela permanência na Paraíba”, ressalta a estudante.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: