header top bar

section content

VÍDEO: Mais um cajazeirense aprovado em curso da USP mantém tradição de ‘cidade que ensinou a Paraíba a ler’

Além da USP, José Gabriel foi aprovado para Ciência da Computação na UFCG em Campina Grande e Medicina na UFPB em João Pessoa

Por Priscila Tavares

01/03/2023 às 17h31 • atualizado em 01/03/2023 às 17h33

Cajazeiras, mantendo sua tradição de ‘cidade que ensinou a Paraíba a ler’, tem mais um aluno aprovado para uma das instituições de ensino superior mais concorridas do Brasil. José Gabriel de Abreu Moreira, de 17 anos, é filho dos agricultores José Anchieta Moreira Nóbrega e Maria dos Remédios Abreu Nóbrega, residente no sítio Recreio, zona rural de São João do Rio do Peixe, estuda no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, e passou em 5º lugar para o curso de Ciências da Computação na USP (Universidade de São Paulo).

Gabriel é o segundo aluno da instituição cajazeirense a alcançar o feito assim como Maria Clara, que passou em primeiro lugar para Medicina na USP. Ele informou que fez a inscrição para a instituição por influencia da colega, mas que não espera ser aprovado. O estudante falou da alegria de ser aprovado e que mesmo sem conseguir ir para São Paulo é um reconhecimento de seus esforços como estudante.

“A alegria de ter alcançado um feito tão importante é natural. Mesmo sem conseguir ir para São Paulo, mas fica um sentimento de dever cumprido e tipo, valeu a pena as noites que passei acordado estudando”, disse Gabriel.

O jovem disse que com a pandemia em 2020 as aulas se tornaram remotas e ele começou a se preparar para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Gabriel se dividia para estudar os assuntos da escola e as matérias para o exame. Ele ressaltou a dificuldade de manter uma rotina de estudos por tanto tempo, mas que se dedicou ao estudo focando na prova do Enem.

“A questão de manter uma rotina de estudos é algo muito complicado, principalmente por um período longo, porque foram três anos extensos”, destacou o estudante.

José Gabriel, estudante aprovado na USP (Foto: João Victor/ TVDS)

Sobre a escolha do curso, o jovem disse ser um “entusiasta da tecnologia” e que seu foco era nessa área.  “Particularmente eu sou um entusiasta da tecnologia de uma maneira geral e faço Técnico em Informática aqui. Eu gosto dessa parte de tecnologia e as diferentes aplicações que ela pode se encontrar no mundo e das diferentes áreas, tipo Medicina, Engenharia, Física e até na Automação, na vida das pessoas e é algo que realmente me encanta”, falou.

Além da USP, Gabriel foi aprovado para Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. O estudante disse que “por hora terá que deixar o curso de Ciências da Computação de lado” e irá para a capital cursar Medicina.

Gabriel destacou ainda a importância do IFPB para sua conquista. “De forma geral, no ensino médio, ele foi de deveras importância. Alguns professores, a exemplo de Sayonara [professora de língua portuguesa do IFPB] foi de imensa importância para mim, principalmente na redação, que era uma matéria que eu tinha dificuldade e eu consegui uma boa nota”, destacou o jovem.

Assim como a professora de língua portuguesa o estudante também destacou o professor de matemática, matéria que também teve um bom desempenho no Enem.

José Gabriel e o diretor do IFPB, Abinadab Andrade (Foto: João Victor/ TVDS)

O diretor do IFPB, Abinadab Andrade, falou para reportagem da TV Diário do Sertão da alegria de ter dois dos seus alunos aprovados em uma das maiores instituições de ensino superior do país e de muitos outros aprovados em Universidades Federais de todo região.

“Não da para esconder no sorriso a alegria que nós temos não só com Clara, mas também com Gabriel, com todos os nossos alunos. Temos o resultado do SISU [Sistema de Seleção Unificada] e nós temos uma gama de alunos que passaram nas Universidades Federais, que foram aprovados em seus cursos e logo mais a gente estará divulgando esse feito dos nossos alunos”, disse o diretor.

Abinadab Andrade falou da força da instituição para a conquista dos estudante, mas destacou o esforço e desempenho de cada um.

“A gente sabe que a nossa instituição tem a participação nesse bom resultado, mas nós não podemos deixar de lado a dedicação desses alunos, então isso foi mérito deles. É muita alegria para nossa instituição, para nossa cidade e para o nosso estado”, completou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: