header top bar

section content

VÍDEO: Atriz cajazeirense abre programação do Dia das Mulheres no IFPB com performance cênica sobre violência

A performance "Banho de Bacia", da atriz Thainara Gonçalves, é baseada no texto de um poema da escritora cajazeirense Lua Lacerda. "Todos nós conhecemos uma mulher que foi vítima de violência", ressalta Thainara

Por Priscila Tavares

08/03/2023 às 23h23

A reportagem da TV Diário Do Sertão esteve, na manhã desta quarta-feira (8), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, para acompanhar a abertura da programação do Dia Internacional da Mulher, organizado pelo NUCA (Núcleo de Combate ao Assédio) da instituição.

O evento foi aberto pela performance “Banho de Bacia”, da atriz cajazeirense Thainara Maria Gonçalves Farias. Ela é moradora do bairro Cristo Rei, tem 20 anos, é graduanda do curso de Licenciatura em História da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), campus Cajazeiras, e atriz do Coletivo Rizomático e da Associação Cajazeirense de Teatro (ACATE).

A performance é feita a partir do texto de um poema da escritora cajazeirense Lua Lacerda, onde ela faz um resgate poético de casos de feminicídio registrados na cidade de Cajazeiras e em toda a região. Thainara falou para nossa reportagem sobre a abordagem de sua performance.

“A gente está aqui hoje, nesse dia tão especial, que é o Dia Internacional da Mulher, trazendo um pouco da nossa luta, das nossas vivências. A gente traz na poesia diversos casos que aconteceram aqui no Sertão da Paraíba, como também na Paraíba inteira e em regiões, porque é uma realidade que existe em todo lugar; todos nós conhecemos uma mulher que foi vítima de violência em todas as suas formas possíveis”, disse a atriz.

Thainara Gonçalves em performance ‘Banho de Bacia’ (Foto: ejhonsphotografy)

A artista ressaltou a importância de mais um dia de luta na vida das mulheres brasileiras. “A gente está nesse momento para fazer uma reflexão, um momento de luta, de resistência em mais um dia 08 de Março”, destacou.

A nossa reportagem conversou com a professora Tatiele Pereira de Souza, que é natural de Ceres, em Goiás. Ela é doutora em Sociologia, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e integrante do NUCA.

“O NUCA é o responsável por desenvolver um conjunto de ações relacionadas às questões de preconceitos, discriminação, violência, assédio moral ou sexual no campus, então é um núcleo que busca construir ações para prevenir essas formas de violência, mas também mediar e acolher as estudantes que passam por esse tipo de situação”, explicou a professora.

Tatiele Pereira, professora do IFPB (Foto: ejhonsphotografy)

A programação conta com dois dias de eventos com roda de conversas, debates, intervenções artísticas e exibição de curta-metragem sobre o tema abordado. “Na programação da Semana das Mulheres, por todas as mulheres, o objetivo é a gente construir reflexões para que a gente possa construir uma cultura da não violência contra as mulheres”, pontuou Tatiele.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: