header top bar

section content

VÍDEO: Em homenagem as mulheres, IMJOB destaca empoderamento feminino e conquistas sociais no sertão paraibano

Em 2023 o IMJOB completa 10 anos e tem como tema: ,"Mulher: Igualdade de oportunidade na vida, no trabalho e na sociedade"

Por Priscila Tavares

08/03/2023 às 08h22

A nossa reportagem foi conhecer o Instituto Maria José Batista Lacerda, o IMJOB. Instituição que auxilia municípios e entidades de cunho social no Sertão paraibano.

Neste ano o tema do IMJOB é: ,”Mulher: Igualdade de oportunidade na vida, no trabalho e na sociedade”. Embora seja totalmente independente, o Instituto surgiu com o Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), ao qual é ligado,  como conta Joanacele Nóbrega, coordenadora executiva do IMJOB e doutoranda em Políticas Públicas com ênfase em Saúde Coletiva.

“Nasceu da ideia das duas reitoras, a professora Sheyla [Lacerda] e a professora Ana [Goldfarb], nessa vontade de servir, de cuidar, principalmente das pessoas em vulnerabilidade social, mas nós somos uma organização da sociedade civil, organizada, independente, com estatutos e critérios próprios”, disse a coordenadora.

O nome do instituto é uma homenagem a mãe de Sheyla Lacerda, reitora do Centro Universitário. Maria José Batista Lacerda foi uma cajazeirense que dedicou a vida a cuidar das pessoas, principalmente famílias carentes, com cuidados de saúde.

Em 2023, o IMJOB completa 10 anos de existência e com o apoio do UNIFSM contempla diversos municípios e entidades através de benefícios sociais, entre eles estão: associações de catadores, cooperativas de artesanato, assentamentos e cidade como Cajazeiras, Sousa, São João do Rio do Peixe, Pombal, Cachoeira dos Índios e Patos. A coordenadora Joanacele falou sobre o foco do trabalho durante a semana do dia da mulher.

Árvore com os parceiros e comtemplados pelo IMJOB (Foto: Reprodução/ TVDS)

“É uma semana dedicada a valorização da mulher e nós queríamos mostrar o trabalho do IMJOB que tem a mulher como foco maior e nós estamos aqui contando um pouco da nossa história que a quase 10 anos é compromisso nosso cuidar, incentivar e valorizar a defesa e a garantia dos direitos das mulheres”, ressaltou.

A pesquisadora e assessora de assuntos sociais e científicos do IMJOB, doutora em Sociologia, Lindalva Cruz, destacou as ações voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

“Como nós estamos fazendo uma homenagem as  mulheres, nós começamos essa fala repudiando todo tipo de violência que vem se agravando a cada dia. Posterior a isso, dando ênfase as nossas ações, foi também através de estudos que nós percebemos que a mulher tem uma carência maior, sobre tudo, porque ela está na linha de frente dos empreendimentos, das ações em busca da cidadania, mas do ponto de vista formal e da formação ela estava requerendo esse reforço”, disse Lindalva.

A pesquisadora destacou também algumas ações desenvolvidas pelo grupo. “Nós temos formação sobre educação popular e direitos humanos; formações específicas no campo da produção, que vai ser tratada pelo NAE (Núcleo de Apoio aos Empreendimentos); mas também estímulo e, sobre tudo, dar visibilidade ao trabalho delas para que elas cresçam no campo da participação política, da participação social, mas também do ponto de vista econômico, através da economia solidaria, dos empreendimentos e da visibilidade desse produto”, informou Lindalva.

Instituto Maria José Batista Lacerda IMJOB (Foto: Reprodução/TVDS)

Pavlova Christinne é pesquisadora e assessora NAE, pós doutora em Administração, e comanda essa vertente da instituição que visa ajudar mulheres a terem renda e uma melhor qualidade de vida. Sobre o NAE ela destacou o foco principal da ação.

“Há uma pesquisa, a nível mundial, que o Brasil é o sétimo país mais empreendedor do mundo e nessa vertente nós nos reportamos ao Auto Sertão da Paraíba, a cidade de Cajazeiras, e foi ai que surgiu o NAE, o Núcleo de Apoio aos Empreendimentos, só que é focado em consultorias dada a esses empreendimentos sociais, cooperativas, associações, grupos de mulheres, que necessitam desse apoio de ferramentas para que a gente possa introduzir, dentro desses empreendimentos, para que eles venham obter êxito”, disse Pavlova.

A assistente social do IMJOB, Sharlene Dantas, falou de seu papel como ponte de comunicação entre a instituição e as comunidades, assim como com os discentes da UNIFSM. “Eu desempenho esse trabalho externo que é de visita as comunidades, associações, grupos de pastorais, então todos esses grupos que tenham essa necessidade de organização de aprender sobre seu empreendimento, de fortalecer o desempenho do seu grupo pode nos procurar e eu faço essa visita”, destacou a assistente social.

Equipe do Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB) (Foto: Reprodução/TVDS)

Joanacele Nóbrega ressaltou o papel do IMJOB na sociedade. “O meu carinho o meu respeito a cada mulher, somos capazes sim de mudar o nosso ambiente, a nossa casa, temos força. Continuo achando e dizendo que a mulher é bem público e estamos aqui a disposição para ajuda-la no que for necessário e o IMJOB será sempre esse instrumento de luta e de busca por cidadania e dignidade”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: