header top bar

section content

VÍDEO: Associação que acolhe crianças autistas de Cajazeiras e região pede ajuda para melhorar serviços

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cajazeiras e região está localizada no centro de Cajazeiras e acolhe autistas e familiares com acompanhamento e ações desenvolvidas por profissionais capacitados

Por José Dias Neto

02/04/2023 às 13h30

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado neste domingo, dia 2 de abril e tem como principal objetivo chamar a atenção de todos para o respeito, amor e compreensão para quem é autista.

A reportagem da TV e Rede Diário do Sertão visitou a APAA ( Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cajazeiras e região), cuja sede está localizada na rua Felismino Coelho no centro de Cajazeiras e que acolhe autistas e familiares com acompanhamento e ações desenvolvidas por profissionais capacitados.

A presidente da Associação, Maria Josefa, mais conhecida como Gerlânia destacou a luta pela implantação da APAA. Como mãe, ela sonhou com um espaço que dispusesse de estrutura capaz de acolher as famílias de toda a região e concretizou seu ideal.

”O nosso maior objetivo foi unir forças diante do diagnóstico dos nossos filhos. Nós iniciamos em 2017 com treze mães e unimos forças pra ir atrás dos nossos objetivos. Nosso objetivo é a inclusão dos nossos filhos no meio social, na escola, nas famílias. Receber um diagnóstico não é fácil”, destaca a presidente.

Evento sobre autismo reunirá 04 municípios e mais de 500 pessoas neste final de semana no sertão. Foto: Getty Images

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Marta Marte integrante da Associação enfatiza as atividades desenvolvidas na casa no dia a dia e as principais dificuldades enfrentadas pela APAA, mesmo com o apoio da gestão municipal.

”Nós estamos com neuropsicopedagogas, fisioterapeutas e três psicólogas. Todos esses profissionais participam de projetos sociais. Os maiores desafios envolvem a questão financeira porque a instituição se mantém apenas com a contribuição das famílias e isso dificulta. Não temos salas suficientes para atender as crianças. Essas dificuldades prejudicam o andamento’’, afirma.

RESULTADOS REAIS

A mãe Elyda Marques, que tem o filho de 13 anos atendido pela APAA deu um depoimento forte e emocionante. Com brilho nos olhos apresentou seu garoto que não conseguia falar e que hoje, além de falar, canta e adquiriu diversos avanços, graças as diversas atividades que auxiliam o desenvolvimento do garoto.

”O diagnóstico é muito difícil. Nas meninas da APAA encontramos o apoio necessário. Quando vemos outras crianças evoluindo sabemos que estamos no caminho certo. Aqui na APAA encontramos famílias unidas pela evolução e não pela tristeza”, disse a mãe

AJUDE A APAA E AJUDE CRIANÇAS AUTISTAS

Quem quiser colaborar com alguma quantia para ajudar nas despesas da Associação, que tem sua sede alugada, despesas com água, luz, alimentação além de outros compromissos, faça seu depósito através da chave PIX que é o CNPJ da APAA: 27.395.677/0001-22.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: