header top bar

section content

VÍDEO: Na Semana Santa, católicos mantêm tradição e procuram peixes em popular feira de Cajazeiras

Na Semana Santa essa prática se intensifica ainda mais. De olho nisso, diversos vendedores de peixes da região de Cajazeiras se mobilizam para comercializar peixes, frutas e verduras

Por Luis Fernando Mifô

05/04/2023 às 18h58 • atualizado em 05/04/2023 às 19h00

Desde o período quaresmal, a troca do consumo de carne vermelha e de frango pelo peixe nas principais refeições já é tradição entre os católicos.

Na Semana Santa essa prática se intensifica ainda mais. De olho nisso, diversos vendedores de peixes da região de Cajazeiras se mobilizam para comercializar peixes, frutas e verduras.

A reportagem da TV Diário do Sertão visitou a ‘Feira do Peixe’, no centro de Cajazeiras, para mostrar o intenso movimento de clientes procurando peixes e outros produtos para o feriado cristão.

Tilapia, Tambatinga, Traíra e Tucunaré são alguns dos peixes mais comercializados na feira, dividindo o protagonismo com o queijo coalho, a manteiga da terra, frutas, verduras e legumes.

Tilapia, Tambatinga, Traíra e Tucunaré são alguns dos peixes mais comercializados na feira

O jejum é uma tradição que surgiu na Idade Antiga e se consolidou na Idade Média, época em que carne vermelha era consumida só em banquetes nas cortes e nas residências dos nobres, por isso tornou-se símbolo de gula e foi associada ao pecado.

A Igreja, então, passou a orientar os fiéis a comerem carne à vontade antes da Quaresma – o que deu origem aos banquetes chamados “carnevale” e ao nosso carnaval – e depois se absterem de carne durante os 40 dias que antecediam a Páscoa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: