header top bar

section content

VÍDEO: Grupo de guias de turismo de João Pessoa conhece as belezas de Itaporanga e promete ampla divulgação

Itaporanga, o principal município da região do Vale do Piancó, recebeu a visita do grupo "Lugares Incríveis da Paraíba", que tem o objetivo de fomentar o turismo no estado, sobretudo no interior

Por Luis Fernando Mifô

17/04/2023 às 17h55 • atualizado em 17/04/2023 às 19h04

Itaporanga, o principal município da região do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba, recebeu a visita do grupo de guias de turismo “Lugares Incríveis da Paraíba”, fundado há cerca de um ano com objetivo de fomentar o turismo no estado, sobretudo no interior.

O grupo foi a Itaporanga a convite de Citonho Barreiro, o administrador do Santuário do Cristo Rei, o principal destino turístico da cidade. Aproveitaram a ocasião para fazer uma trilha na Serra do Cantinho, onde fica o monumento do Cristo Rei, uma estátua com cerca de 30 metros de altura construída entre os anos de 1985 e 2000.

“A paisagem é maravilhosa. Agora vamos fazer o trabalho de divulgação nas redes sociais para mostrar uma Paraíba que muita gente não conhece, fugindo um pouco do turismo de sol e mar. Nosso grupo foi criado com o propósito de apresentar o interior paraibano, o artista local e as manifestações culturais para o público em geral”, destacou Diniz Barbosa, um dos líderes do grupo.

Todos os anos, durante a Romaria Diocesana do Cristo Rei, centenas de fiéis católicos peregrinam da Igreja Matriz, no centro da cidade, até o monumento aonde acontece a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Cajazeiras e concelebrada por vários sacerdotes da região.

Cristo Rei de Itaporanga (Foto: Reprodução/TV Diário do Sertão)

Contudo, além do turismo religioso, a guia Jamile Cavalcante também chama a atenção para as áreas de caatinga que podem ser propícias para o turismo ecológico.

“Além de ter um turismo religioso, a contemplação natural é muito importante, a espiritualidade que esse lugar traz pra gente. É isso que hoje o turista também quer ver. A gente teve dois anos de pandemia, muita gente ficou trancada em casa e hoje a gente está vendo que o turismo está se abrangendo nessa questão do turismo ecológico de contemplação. Itaporanga tem essa potencialidade. O que falta é alguém que tenha um olhar voltado para trazer mais desenvolvimento para a cidade”, disse a guia.

O grupo irá elaborar um relatório da visita para encaminhar à Empresa Paraibana de Turismo PBTUR, a fim de que o Governo do Estado invista no local.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: