header top bar

section content

VÍDEO: Programa Fantástico destaca incrível história de troca de bebês na maternidade de Cajazeiras

Três mulheres descobriram, após 28 anos, que foram trocadas na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo. O caso veio à tona após a uma delas ter feito um teste genético para tentar encontrar antepassados e montar árvore genealógica

Por Diário do Sertão com G1

23/04/2023 às 23h41 • atualizado em 23/04/2023 às 23h55

O programa Fantástico, da TV Globo, levou ao ar neste domingo (23) uma história surpreendente e emocionante evolvendo famílias que têm origens em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Três mulheres descobriram, após 28 anos, que foram trocadas na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo. O caso veio à tona após a jovem Raylane Amaral, que atualmente mora nos Estados Unidos, ter feito um teste genético para tentar encontrar antepassados e montar árvore genealógica.

Em janeiro de 2023, quando estava passando férias na casa da família em Cajazeiras, Raylane recebeu o resultado do teste e fez o upload no site My Heritage, que busca familiares a partir de documentos e informações genéticas disponibilizadas pelos usuários. A plataforma tem um recurso que notifica o usuário quando algum parente é encontrado. Dessa forma, a paraibana recebeu uma notificação de que um possível irmão biológico havia sido encontrado.

Trata-se de Lennon Carvalho, de 30 anos, que também nasceu em Cajazeiras, mas mora na Irlanda. O jovem tem duas irmãs: a mais velha, Michele, que mora em Cajazeiras, e a mais nova, Milena, que mora em João Pessoa com a mãe, Luísa Maria. Milena preferiu não aparecer na reportagem.

Raylane encontrou Lennon na rede social LinkedIn e explicou a ele que seus perfis haviam dado uma combinação muito alta de DNA. Então ela começou a fazer perguntas sobre as origens do jovem. Ao aprofundar a conversa, Lennon descobriu que Raylane tinha nascido no mesmo dia e hospital que sua irmã mais nova, Milena, em 5 de agosto de 1994. Analisando a foto do perfil da cajazeirense, o homem encontrou semelhanças físicas com a mãe dele, Luísa Maria.

Entenda quem são as vítimas da troca de bebês em maternidade da Paraíba (Foto: Arte/g1)

Entenda quem são as vítimas da troca de bebês em maternidade da Paraíba (Foto: Arte/g1)

As mulheres envolvidas – mães e filhas – começaram a se organizar para que um exame de DNA fosse feito. Os resultados apontaram que Raylane não é filha biológica da mulher que a criou, Marlucy, mas sim de Luísa Maria, mulher que criou Milena e Lennon. No entanto, os resultados dos exames mostraram que Milena não é filha biológica de nenhuma das duas mulheres, apontando assim que um terceiro recém-nascido foi trocado.

Raylane decidiu iniciar uma nova busca, dessa vez para ajudar sua mãe de criação, Marlucy, a encontrar a filha biológica. Com ajuda de amigos nas redes sociais, ela finalmente encontrou Marcelma Bezerra, que atualmente vive na zona rural de Cajazeiras. Um exame de DNA entre Marcelma e Marlucy foi feito no dia 29 de março e o resultado, divulgado no dia 13 de abril, foi positivo: Marlucy havia, enfim, encontrado a filha biológica.

Agora, Milena deve fazer um teste de DNA com a mulher que criou Marcelma como filha. Se o resultado der positivo, a história dos bebês trocados foi completamente desvendada. Se der negativo, significa que mais um bebê foi envolvido na troca.

Troca aconteceu na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo em 1994 (Foto: Reprodução/Fantástico)

Troca aconteceu na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo em 1994 (Foto: Reprodução/Fantástico)

Resposta do hospital/maternidade

Em resposta a uma solicitação dos advogados das vítimas, a assessoria jurídica do Hospital Regional de Cajazeiras, onde fica instalada a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, informou que os funcionários verificaram os arquivos da maternidade, mas não encontraram os prontuários daquele mês de agosto. O hospital também não conseguiu localizar a escala de funcionários que trabalhavam na maternidade na época.

Em nota, o HRC cita a lei 13.787 do ano de 2018, que trata do armazenamento de prontuários. O art. 6 diz que arquivos em papel com mais de 20 anos podem ser eliminados. Os advogados das vítimas, João de Deus Quirino e Jone Pereira, afirmam que irão pedir uma reparação do Estado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: