header top bar

section content

VÍDEO: Secretaria de Saúde da PB monta mega operação para transportar a pequena Ana Júlia no helicóptero Acauã

A menor foi levada em uma ambulância do HUJB até Patos e a partir daí seguiria para Campina Grande onde seria internada na UTI pediátrica do Hospital de Trauma, no entanto, a paciente não resistiu e faleceu antes mesmo de decolar

Por Luiz Adriano

07/05/2023 às 17h27 • atualizado em 08/05/2023 às 09h15

A pequena Ana Júlia Mangueira Cardoso, de apenas 2 anos de idade, foi transferida por volta das 15h da tarde deste domingo (07) em uma ambulância do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) para a cidade de Patos, onde de lá seguiria no helicóptero Acauã, da Polícia Militar da Paraíba, até Campina Grande, onde daria entrada na UTI pediátrica do Hospital de Trauma.

O Diário do Sertão conversou com o secretário de saúde do Estado, Dr. Jhony Bezerra, o qual ressaltou que a Secretaria de Saúde, desde o momento em que soube da situação da pequena Ana Júlia, vem realizando as devidas demandas para conseguir reaver o quadro da paciente. Ele disse que foi montada uma mega operação para remover a criança.

Ele ressaltou que o Acauã decolou com toda estrutura necessária e com a equipe médica a postos.

“A PRF já montou plano de fechamento de vias. Esta é uma operação Federal e Estadual. Um orgulho fazer parte deste time!”, ressaltou o secretário que ficou em Campina Grande acompanhando passo a passo da operação.

A menor estava internada no HUJB desde a madrugada da última quinta-feira (4) quando apresentou febre e logo piorou seu quadro vindo a ser intubada em seguida.

Conforme apurou o Diário do Sertão, desde a tarde deste sábado (06) um leito de UTI pediátrica na Capital estava resguardado para a pequena Ana Júlia, no entanto, o quadro dela se agravou e não foi possível realizar o transporte.

Veja fotos da operação da Secretaria de Saúde:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O CASO

A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com o mototaxista Antônio Mangueira de Albuquerque, ele que é pai da pequena Ana Júlia Mangueira Cardoso. Ele disse que sua filha apresentou febre na última quinta-feira (4) e a mãe dela conduziu a menor até a Unidade de Pronto Atendimento de Cajazeiras (UPA), e logo foi identificado que ela estava com Pneumonia, tendo então que ser de imediato transferida para o HUJB. Ele explicou que a orientação foi para intubar sua filha com urgência.

De princípio ele fez um apelo para as pessoas lhes ajudarem a se fosse o caso, levar a pequena Ana Júlia para uma unidade particular, mas após repercussão da reportagem do Diário do Sertão, logo foi conseguido um leito para a paciente na Rede SUS.

NÃO RESISTIU

Mesmo com todo o aparato médico tanto do HUJB quanto da Secretaria de Saúde do Estado ao disponibilizar o helicóptero Acauã para transferir a criança Ana Júlia Mangueira Cardoso, de apenas 2 anos de idade, de Cajazeiras para Campina Grande, infelizmente ela não resistiu e veio a óbito no decorrer da viagem.

De princípio, ela foi transferida por volta das 15h da tarde deste domingo (07) em uma ambulância do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), para a cidade de Patos, onde de lá seguiria no helicóptero Acauã, da Polícia Militar da Paraíba, com destino à Campina Grande, onde daria entrada na UTI pediátrica do Hospital de Trauma.

Conforme apurado pelo Diário do Sertão, antes mesmo de chegar em Patos, ao passar pela cidade Malta, já na região patoense, a pequena Ana Júlia teve uma parada cardíaca e mesmo com toda diligência dos profissionais de saúde, a ponto de tentar reanimá-la por cerca de 1 hora e 20 minutos, a menina não resistiu e faleceu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: