header top bar

section content

VÍDEO: Advogado faz alerta sobre responsabilidade de dívida milionária do DAESA em Sousa: “Quem paga?”

Dívida vem se acumulando há anos e virou caso da esfera jurídica. Segundo o advogado, os valores já passam de R$ 132 milhões e a companhia estadual admite voltar a operacionalizar água e esgoto em Sousa

Por Jocivan Pinheiro

14/08/2023 às 16h41 • atualizado em 14/08/2023 às 17h00

Na coluna Direto ao Ponto desta semana, o advogado Valdeci Filho voltou ao tema DAESA para questionar quando e como o município de Sousa vai pagar a dívida alegada pela Cagepa.

O Departamento de Água, Esgotos e Saneamento Ambiental (DAESA) foi criado em 2006 pelo ex-prefeito Salomão Gadelha, falecido em 2010, através de Lei Municipal complementar 031/2004, com a finalidade de distribuir água às comunidades carentes de Sousa, supostamente a preços menores do que os que eram cobrados pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Nessa relação de prestação de serviços, a estatal realiza a capitação nos açudes e o tratamento da água, enquanto que a distribuição para as residências fica por conta do DAESA. No entanto, a população reclama da prestação desse último serviço e dos racionamentos executados pelo órgão municipal.

Desde então, uma dívida milionária do DAESA com a Cagepa vem se acumulando e virou caso da esfera jurídica. Segundo o colunista, os valores já passam de R$ 132 milhões e a companhia estadual admite voltar a operacionalizar água e esgoto em Sousa.

Na avaliação de Valdeci Filho, o DAESA foi criado com “uma excelente finalidade. Porém, tudo que se cria, esbarra na questão da gestão”.

O colunista ressalta que não faz sentido cobrar da população uma responsabilidade financeira que o próprio Município de Sousa não cumpre. “A cobrança deve existir. Porém, a gestão deveria pagar suas contas”, ele diz.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: