header top bar

section content

VÍDEO: Membro do Comitê Piranhas-Açu diz que vazão em Açude de Coremas tem base em estudos técnicos

"Nenhum risco de secar o reservatório", disse o profissional ao enfatizar que a vazão está menor que a prevista que é de 4.300 l/s

Por Luiz Adriano

15/08/2023 às 19h21 • atualizado em 15/08/2023 às 19h23

Um dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, que é diretor técnico do Instituto de gestão das águas do Rio Grande do Norte, e que também compõe a comissão de acompanhamento de alocação de água do sistema hídrico Coremas/Mãe D’água, Procópio Lucena, falou com o Diário do Sertão sobre a preocupação de moradores do Vale do Piancó, em relação ao aumento da vazão nas comportas do complexo Coremas-Mãe D’água, de onde a água sai para percorrer rios e abastecer várias cidades.

Ele explicou que a vazão de 4 mil litros por segundo foi aprovada por todos presentes em reunião de alocação de água, e disse ainda que “a vazão está menor que a prevista que é de 4.300 l/s”.

“Essa vazão é resultado de estudos técnicos, de cenários hidrológicos e do Marco Regulatório, sem nenhum risco de secar o reservatório”, garantiu o profissional.

Açude de Coremas (Foto: Zé Albertino)

SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE COREMAS

O secretário de Meio Ambiente do município de Coremas, José Albertino, em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, na edição desta segunda-feira (14), disse que em 2022 o comitê da bacia cumpria um cronograma de controle, mas de lá para cá a abertura só tem aumentado. Segundo o chefe da pasta, hoje a vazão é de 4 mil litros por segundo e se continuar assim, poderá faltar água quando se aproximar o mês de novembro.

O secretário apela para que o comitê reveja a situação e mantenha o cronograma de 2022, pois as previsões climáticas para o ano que vem apontam risco de uma grande estiagem na região.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o açude de Coremas está com 52,3% da sua capacidade. Já o açude Mãe D’água tem 52,7%.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: