header top bar

section content

VÍDEO: Em mutirão de audiências, 15ª Vara da Justiça Federal deve acelerar cerca de 700 processos em Sousa

A juíza federal Luiza Dantas enfatiza a importância do mutirão tendo em vista que atualmente a Vara acumula mais de 14 mil processos gerais

Por Luis Fernando Mifô

15/08/2023 às 16h14 • atualizado em 15/08/2023 às 16h22

A TV Diário do Sertão conversou, na manhã desta terça-feira (15), com a juíza federal Luiza Dantas, que está à frente do mutirão da 15ª Vara Federal, na cidade de Sousa, que visa acelerar cerca de 700 processos na Justiça.

Outros oito juízes federais estarão trabalhando no mutirão, advindos de João Pessoa, Campina Grande e Monteiro. Eles irão presidir audiências de instrução e julgamento. Ao todo, 58 municípios são cobertos pela jurisdição de Sousa.

“Desde que eu cheguei aqui me deparei com 14 mil processos e com mil processos que aguardavam audiência de instrução. A 15ª Vara Federal não conta com juiz substituto, sou só eu para dirigir todas as audiências de instrução que estavam em atraso desde a minha chegada há dois meses, então esse mutirão foi pensado para acelerar esses processos, para dar uma resposta jurisdicional mais efetiva, mais rápida a aquela população que está aguardando a finalização dos seus processos”, destacou a magistrada.

Juíza federal Luiza Dantas (Foto: Bruno Rafael / TV Diário do Sertão)

Sobre o aumento de mil processos a cada mês nos últimos meses, Luiza Dantas conta que isso se dá pelo fato da amplitude da jurisdição.

“A cada mês são distribuídos mais ou menos mil processos aqui nessa Vara. Geralmente é justamente por conta dos indeferimentos administrativos em que o INSS nega benefícios e as pessoas vêm à Justiça buscar uma resposta jurisdicional quanto a essa negativa. Mil processos por mês é porque é uma jurisdição muito ampla, são vários municípios que Sousa responde.”

Nesta terça, além da juíza titular Luiza Dantas, outros cinco juízes estão presentes na cidade e Sousa e uma outra juíza fará parte do mutirão de forma virtual.

Na entrevista, Luiza Dantas ainda fala sobre as novidades colocadas em prática na 15ª Vara Federal, como o projeto “Café Legal” e uma brinquedoteca.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: