header top bar

section content

VÍDEO: Entre a roça e a casa, agricultora de Cachoeira dos Índios deixa legado de amor e força pela família

Dona Ciça, como é conhecida, tem 4 filhos, 9 netos e 8 bisnetos. Viúva há 12 anos, ela enfrenta a lida com a roça e o cuidar da casa. Mesmo com todo trabalho, a sertaneja não desanima

Por Jocivan Pinheiro

18/08/2023 às 16h21 • atualizado em 18/08/2023 às 16h32

A reportagem da TV Diário do Sertão foi conhecer a história de dedicação, muito trabalho e resistência de uma mulher sertaneja, viúva e que traz a força da mulher nordestina.

Cícera Maria da Silva tem 68 anos, é agricultora e reside no sítio Baixa Grande, município de Cachoeira dos Índios. Ela se divide entre o trabalho na roça e o cuidar da família.

Dona Ciça, como é conhecida, tem 4 filhos, 9 netos e 8 bisnetos. Viúva há 12 anos, ela enfrenta a lida com a roça e o cuidar da casa. Mesmo com todo trabalho, a sertaneja não desanima.

A agricultora acorda todos os dias cedo da manhã e seu primeiro destino é a roça. Nessa época do ano acontece a quebra do milho e é dona Ciça, junto com os genros, netos, filhos e amigos, que faz esse trabalho duro.

Dona Ciça ajudando a colher milho na roça

Há muito tempo trabalhando na roça, a idosa falou que todos os anos é ela quem planta, limpa e colhe os legumes. Disse ainda que sua estação favorita é o inverno. Quando a chuva bate no telhado, ela acorda cedo, faz o café e vai pra roça.

“Todo ano eu boto meu pedacinho de roça. Não compensa pagar, então eu mesmo limpo. Meus filhos não querem que eu trabalhe na roça, ficam brigando direto, dizendo que eu não preciso disso. Mas eu acho bom.”

Para a família, a sertaneja é um orgulho, uma referência. Francisco da Silva Vieira, filho de dona Ciça, falou da importância da mãe em sua vida.

“Minha mãe é tudo na minha vida, uma guerreira, uma mulher especial, soube criar a gente muito bem e eu só tenho a dizer tudo de bom na vida dela.”

Mulheres da família de dona Ciça (Foto: Elmo Lacerda)

A filha caçula, Fabiana, não segurou a emoção ao falar do orgulho que sente da matriarca da família. “Ela é uma mãe real. Para todos os momentos da nossa vida, ela chega junto, ela está pronta para o que der e vier. É uma batalhadora, agricultora de mão cheia. O que você precisar, ela chega junto.”

Dona Ciça é a representação de mulher, mãe, agricultora, sertaneja e cheia de vida. Ela falou ainda da importância e do amor que tem pelos filhos.

“Meus filhos representam tudo na minha vida, são uns filhos muito bons, muito obedientes, se preocupam demais comigo. Por trás vem netos e bisnetos. Quando chegam todos aqui em casa, para mim é uma alegria maior do mundo.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: