header top bar

section content

VÍDEO: 1º lugar na etapa estadual do Parlamento Jovem, estudante da ECIT de Cajazeiras é exemplo para colegas

O cajazeirense Edval Macena tem 20 anos e destaca os motivos e incentivos que recebeu para ingressar no projeto

Por Jocivam Pinheiro

15/08/2023 às 19h53 • atualizado em 17/08/2023 às 12h03

Dentre os 47 estudantes da Paraíba aptos no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2023 da Câmara dos Deputados, está o cajazeirense Edval Macena Anastácio, de 20 anos, aluno do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Vestuário da Escola Cidadã Integral Técnica Nicéia Claudino, em Cajazeiras.

Como primeiro lugar na etapa estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, ele destaca os motivos e os incentivos que recebeu para ingressar no projeto.

“Como eu sou um jovem que gosta muito de política, acho muito interessante a parte do jovem entrar nela. De dez colegas, apenas um me apoiou. Eu tive bastante medo, principalmente de microfone”, disse o estudante.

A iniciativa é uma parceria entre a Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e as Secretarias de Educação dos estados. Dirigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil, o programa busca promover a participação política e cívica e propiciar vivência no processo político e democrático. Edval estava em João Pessoa, participando de atividades escolares, quando recebeu o resultado para alegria da família.

Edval Macena Anastácio (Foto: Reprodução/ TVDS)

“Eu fiquei muito feliz, porque eu estou representando minha escola no meio de muitas pessoas. A família ficou bastante feliz”, ressaltou o jovem.

Com várias inspirações na política, Edval espera que os jovens negros assumam espaço de protagonismo para que todos tenham voz e se sintam representados.

“Eu acho muito importante o jovem entrar na política. Ele não entende muito sobre a política, qualquer história que escutar vai seguir aquela história, ou seja, ele precisa entender o contexto completo da política. Uma das coisas que eu vi recentemente foi sobre negros na política, foi uma coisa que me motivou, porque eu sou jovem e negro. Você vê que tem poucos negros, jovens e eu quero que tenha mais isso, que se expanda”, afirmou.

Lidiane Nascimento, diretora da ECIT (Foto: Reprodução/ TVDS)

Lidiane Nascimento, diretora da ECIT, destaca a alegria em ver o desempenho do aluno na superação das adversidades.

“Uma alegria muito grande e é o projeto de vida deles, a gente está sempre alí incentivando que eles participem sempre dos projetos que o estado oferta, tanto com o Jovem Parlamentar como em outros programas”, afirmou a diretora.

A temática escolhida para a edição de 2023 do Parlamento Jovem Brasileiro é “A educação que queremos” e nós perguntamos ao jovem qual a educação que ele quer.

“Eu quero a educação do jovem que muda o mundo, porque o jovem é o futuro do Brasil. Como a escola é fundamental para todos, quero que ela evolua e que todo mundo passe pela escola”, pontuou.

Edval Macena Anastácio e José Dias Neto (Foto: Reprodução/ TVDS)

O Parlamento Jovem Brasileiro oferece aos participantes um aprendizado diferenciado sobre política, democracia e vivência do trabalho legislativo. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de fomentar discussões sobre problemas locais e suas relações com políticas públicas nacionais, levando para a Câmara dos Deputados os desejos e anseios de outros jovens e suas comunidades. O programa é dividido em três etapas (local, estadual e nacional) e a temática escolhida para a edição de 2023 do PJB é “A educação que queremos”.

Nesta etapa local, os 47 estudantes selecionados da Paraíba terão a chance de participar de uma jornada de aprendizagem cidadã coordenada pelos servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara. Após esse processo formativo, os estudantes escolhidos para a etapa nacional, que acontece em dezembro, viajarão para Brasília, com todas as despesas de passagem, hospedagem e alimentação custeadas pelo legislativo. Na capital federal, eles enfrentarão o desafio de ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, contribuindo para a elaboração de uma Carta do PJB destinada à Câmara dos Deputados. Também terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do Congresso Nacional e participar de debates e discussões sobre temas de relevância nacional. Ao final, os participantes receberão um diploma de deputado(a) jovem e poderão ingressar no programa de embaixadores do Parlamento Jovem Brasileiro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: