header top bar

section content

VÍDEO: Tribunal de Contas da Paraíba faz inspeção em Triunfo e constata graves problemas na Saúde do município

Os fiscais do Tribunal de Contas detectaram que as unidades de saúde estavam sem médico no momento da inspeção, sem condições estruturais satisfatórias de funcionamento

Por Redação Diário

11/09/2023 às 12h10 • atualizado em 11/09/2023 às 15h17

Um processo de acompanhamento de gestão foi instaurado no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), sob o nº446/2022, para averiguar diversas irregularidades administrativas na gestão do prefeito da cidade de Triunfo, Expedito Cezário de Freitas Filho (União Brasil). O processo resultou em uma inspeção ‘in loco’ feita por auditores do TCE.

Ao chegarem nos postos de saúde do município de Triunfo, que fica na região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, os fiscais do Tribunal de Contas detectaram que as unidades de saúde estavam sem médico no momento da inspeção, sem condições estruturais satisfatórias de funcionamento, sem alvará da Vigilância Sanitária, entre outros problemas.

Diante desse quadro, foi constatado que a média do nível de conformidade das unidades de saúde avaliadas ficou abaixo de 70%, o que significa que os postos de saúde do município de Triunfo só atingiam, no momento da inspeção, pelo menos 30% dos critérios de conformidade para funcionamento.

“O município apresentou média do nível de conformidade de 0,64, em uma escala de 0 a 1. Esse nível foi calculado com base nos itens verificados, sendo o valor máximo (1) obtido através da ausência de desconformidades dentre os itens pré-definidos para a inspeção”, explicou a auditoria do órgão no relatório.

O TCE emitiu um relatório técnico solicitando providências no âmbito administrativo (Foto: TCE)

Além disso, o TCE constatou na inspeção que gestão do prefeito Espedito Filho de Triunfo, não estava repassando informações obrigatórias das unidades de saúde ao Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), posto a ausência dessas informações se tratarem da realidade constatada na inspeção.

VEJA O QUE DIZ O RELATÓRIO DO TCE
Ausência de forma de monitoramento da satisfação dos usuários (caixa de sugestões ou canais eletrônicos), ausência de condições de acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais (também nos banheiros), ausência de banheiro no consultório médico, ausência de sala de espera satisfatória para o público que aguarda atendimento, ambientes e salas sem a devida identificação, ausência de extintores de incêndio, ausência de alvará da Vigilância Sanitária, entre outros.

Como consequência disso, o TCE emitiu um relatório técnico solicitando providências no âmbito administrativo, e o gestor municipal foi notificado para corrigir a situação, sob pena de responsabilização legal.

Na inspeção do TCE, verificou-se até falta de médicos nos postos de saúde (Foto: TCE)

O QUE DIZ A GESTÃO
Procurado pela reportagem do quadro de Olho da Gestão do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, a gestão do prefeito de Espedito Filho não atendeu nossas ligações. Deixamos o espaço aberto para versão da administração municipal de Triunfo através do nosso email: [email protected]

CIDADE DE TRIUNFO
Segundo o último censo de 2022, realizado pelo IBGE, a cidade de Triunfo, Paraíba, tem 9.892 habitantes. A cidade tem 61 anos de emancipação política.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: