header top bar

section content

VÍDEO: Em cidade do Vale do Piancó, moradores fazem registros de chuva de granizo nas redes sociais

As altas temperaturas que geralmente são comuns nesse período do ano e a alta umidade do ar são fatores que impulsionam a formação da chuva de gelo, segundo a AESA

Por Luiz Adriano

21/01/2024 às 10h29 • atualizado em 21/01/2024 às 11h00

Uma forte chuva de gelo foi registrada na tarde deste sábado (20) na cidade de Igaracy, no Vale do Piancó, Sertão paraibano.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a quantidade de pedras caindo ao solo. O registro foi feito por um morador do sítio Riacho do Saco, zona rural de Igaracy. A chuva de granizo também caiu em outros sítios, conforme apurado pelo Diário do Sertão.

A meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), explica que as chuvas de granizo são formadas quando uma nuvem cumulonimbus, com estrutura vertical em forma de uma torre, está bastante carregada com cristais de gelo, e devido às altas temperaturas que geralmente são comuns nesse período do ano e a alta umidade do ar, resulta na chuva de granizo.

Chuva de granizo registrada em Igaracy – Foto: reprodução/print de tela/vídeo/redes sociais

CHUVA FORTE EM CAJAZEIRAS

Um forte chuva também foi registrada na tarde deste sábado (20) em Cajazeiras. Uma tempestade com fortes ventos derrubou parte de um posto de combustível que fica localizado na BR 230, saída de Cajazeiras para cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba.

Segundo as primeiras informações, a chuva forte veio acompanhada de bastante vento que causou alguns estragos em vários locais da cidade, incluindo um posto de combustível, bares, restaurantes e residências.

Conforme apurado pelo Diário do Sertão, alguns bairros ficaram sem energia e sem internet.

Conforme a EMPAER (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária), no açude Lagoa do Arroz, foi registrado 36,8 mm de chuva. O acumulado em 2024 no manancial é de 79,3 mm.

Populares ficaram apavorados com a chuva deste sábado (20) e registraram vídeos com o momento da tempestade de ventos. Veja abaixo:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: