header top bar

section content

VÍDEO: Imagens mostram propriedades de São Gonçalo sendo inundadas pelas águas de Boqueirão de Piranhas

As imagens de um morador mostram uma quantidade muito grande de água invadindo sua propriedade e até chegando em sua residência. A água que desce do Rio Piranhas está afetando plantações e deixando os ribeirinhos aflitos com a situação

Por Luiz Adriano

17/04/2024 às 17h51 • atualizado em 17/04/2024 às 17h59

Conforme vídeos divulgados nesta quarta-feira (17) no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, propriedades de São Gonçalo, no município de Sousa, estão sendo inudadas devido à grande cheia oriunda do Açude Engenheiro Avidos em Cajazeiras.

Parceiro da TV Diário do Sertão, Isaias Oliveira divulgou os vídeos que foram enviados pelos próprios ribeirinhos do distrito de São Gonçalo.

As imagens de um morador mostram uma quantidade muito grande de água invadindo sua propriedade e até chegando em sua residência. Conforme o relato, a água que desce do Rio Piranhas está afetando plantações de coco, de banana e deixando os ribeirinhos aflitos com a situação.

Águas oriundas do Boqueirão de Piranhas invadindo propriedades de São Gonçalo, distrito de Sousa

Águas oriundas do Boqueirão de Piranhas invadindo propriedades de São Gonçalo, distrito de Sousa

REPORTAGEM ESPECIAL

A equipe de reportagem do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, esteve no Distrito de Engenheiro Avidos, na manhã desta quarta-feira (17), para mostrar a situação do açude popularmente conhecido como Boqueirão de Piranhas, que abastece o município de Cajazeiras, pereniza o perímetro irrigado do município de Sousa, enche vários mananciais de menor porte até chegar ao açude de São Gonçalo, em Sousa.

Na tarde desta terça, um vídeo que circulou em grupos de Whatsapp causou pânico nos moradores. As imagens mostram um buraco na barreira de areia da ensacadeira e muita água jorrando. A ensacadeira é uma espécie de barragem de contenção que foi feita pela empresa que está executado obras de recuperação da parede e das comportas do açude. Essa barreira contém o fluxo da água quando o açude sangra e possibilita que os serviços sejam realizados nas comportas.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Governo Federal, informou que o buraco na barreira da ensecadeira aconteceu por causa da pressão da água das chuvas. Como prevenção, o órgão federal vai abrir as comportas da barragem para retardar a sangria. Essa água que será liberada vai para São Gonçalo e depois para as Várzeas de Sousa.

CLIQUE AQUI E VEJA A REPORTAGEM COMPLETA.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: