header top bar

section content

VÍDEO: Secretário de Saúde do Estado vem a Cajazeiras inspecionar obras e detalha ações no Alto Sertão

Ari Reis anunciou avanços em importantes obras na região que visam melhorar o atendimento à saúde da população local e garantir maior acessibilidade a serviços essenciais

Por Fernando Alencar

07/03/2025 às 18h57 • atualizado em 07/03/2025 às 19h01

Em entrevista exclusiva ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, destacou diversas ações e investimentos em infraestrutura hospitalar no Sertão paraibano. O secretário anunciou avanços em importantes obras na região que visam melhorar o atendimento à saúde da população local e garantir maior acessibilidade a serviços essenciais.

Ari revelou que na próxima semana estará em Cajazeiras para inspecionar a construção da nova maternidade da cidade, que conta com um investimento de R$ 17 milhões do Governo do Estado. A obra, que foi iniciada no dia 6 de janeiro de 2025, está em ritmo avançado e tem previsão de entrega em 16 meses.

“É uma obra fundamental para a cidade de Cajazeiras e toda a região, e estamos comprometidos em garantir a qualidade do atendimento à saúde materno-infantil. A previsão é que a maternidade esteja pronta até o final de 2026”, afirmou o secretário.

Outro grande investimento anunciado por Reis é a construção do Hospital da Mulher na cidade de Sousa. O projeto está em fase de licitação e deve ser finalizado até o dia 15 de abril de 2025. “Queremos que a obra comece no segundo semestre deste ano e a previsão é entregar o hospital até o final de 2026. Será uma unidade especializada em saúde materno-infantil, com aproximadamente 60 leitos. Além disso, o Hospital Regional de Sousa continuará funcionando para atendimentos gerais, pediátricos, urgência e emergência, e ortopedia”, explicou.

O secretário também destacou outros importantes investimentos na saúde do Sertão. Entre as ações em andamento, estão a construção de unidades de hemodiálise em Catolé do Rocha, Pombal e Piancó, além da reforma da Maternidade Peregrino Filho, em Patos. “São obras que beneficiarão todos os 89 municípios da terceira macrorregião de saúde, melhorando o atendimento e a qualidade de vida da população”, ressaltou.

Sobre a região do Vale do Piancó, o secretário informou que o Hospital de Itaporanga está passando por uma ampliação significativa. “Está triplicando seu tamanho, passando de 1.500 metros quadrados para 4.700 metros quadrados. Haverá um novo centro cirúrgico, uma UTI, sala com tomógrafo e Centro de Imagem. As obras estão bem aceleradas e a previsão é entregar o novo hospital em maio de 2026. Durante as reformas, o atendimento está sendo feito em Piancó, já que o Centro Cirúrgico de Itaporanga está desativado para as obras”, disse.

Ari Reis também falou sobre a saúde em São Bento, destacando o convênio com o hospital local e a participação no programa Opera Paraíba, que realiza cirurgias eletivas. O hospital de São Bento, além de ser uma unidade importante para a região, também é referência estadual, com o Hospital de Catolé do Rocha sendo o principal centro de atendimento. “Catolé do Rocha recebeu dez novos leitos de UTI, além de um tomógrafo adquirido em outubro e a construção de um novo Centro de Hemodiálise. São ações que, com certeza, vêm melhorando a saúde do Alto Sertão”, destacou o secretário.

Outro ponto importante foi o programa Opera Paraíba, que tem se destacado no atendimento médico a pacientes em todo o estado. O programa conta com duas aeronaves equipadas com UTIs aéreas, que têm percorrido todo o território paraibano. “Só em 2024, nossas aeronaves percorreram 120 mil quilômetros, atendendo pacientes em diversas regiões do estado. Isso tem sido fundamental para garantir que os pacientes de localidades mais distantes tenham acesso rápido ao atendimento médico especializado”, detalhou.

Ari Reis participou do anúncio feito pelo governador João Azevêdo (PSB) no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, onde foram revelados novos investimentos em políticas públicas voltadas para as mulheres.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: