header top bar

section content

VÍDEO: Ação Social de Cajazeiras visita família após reportagem da TV Diário do Sertão

A secretária de Ação Social de Cajazeiras, Juliana Suassuna foi entrevistada no programa Olho Vivo e deu detalhes de como foi a visita. “Realmente eu identifiquei uma situação muito difícil", disse

Por Luiz Adriano

18/08/2025 às 17h50

Após a veiculação de reportagem da TV Diário do Sertão mostrando a situação da catadora de reciclagem Rosana da Silva Souza e de seu marido, Cícero Cirilo Rocha, que sofreu um AVC, a Secretaria de Ação Social de Cajazeiras se mobilizou para prestar assistência imediata à família que reside no bairro São Francisco, na zona sul da cidade.

No último sábado (16), por determinação da prefeita Corrinha, a secretária de Ação Social, Juliana Suassuna, esteve pessoalmente na residência, acompanhada de equipe técnica. Eles entregaram cestas básicas, materiais de higiene pessoal e de limpeza. Segundo a secretária, apenas uma das medicações solicitadas não foi entregue, porque estava em falta no momento, mas que já está sendo providenciada.

Juliana explicou que orientou Rosana a comparecer nesta segunda-feira (18) ao setor do Bolsa Família, para que o coordenador pudesse verificar o motivo do bloqueio do benefício.

“A equipe multidisciplinar do CRAS foi até a casa dela e já fez o benefício de aluguel, o auxílio-aluguel. Até ela resolver essa situação do Bolsa Família, a gente vai ficar monitorando”, declarou.

Ela acrescentou que conversou com a coordenadora de Atenção Primária para que a Agente Comunitária de Saúde da área possa acompanhar de perto a situação de saúde de Cícero.

“Estamos com a orientação da nossa prefeita Corrinha para que, no que ele precisar a respeito de saúde, a gente vai estar atuando. Então, nós já tomamos algumas medidas. A gente se comove, acredito que todo mundo que viu a reportagem se comoveu, e algumas pessoas estão ajudando, não só a gestão, mas a sociedade também está ajudando”, disse Juliana ao relatar o impacto da visita.

“Realmente eu identifiquei uma situação muito difícil. Ele está acamado, é uma situação bem delicada de verdade. Mas o CRAS já está atuando e a gente vai auxiliar ela na medida do que for possível”, acrescentou.

Programas sociais disponíveis

A secretária aproveitou para reforçar a importância de a população procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Em Cajazeiras, o serviço está disponível nas zonas Norte, Leste e Sul.

“A gente entende que, às vezes, as pessoas não credenciam o serviço da forma que deveriam, ou às vezes não têm conhecimento. Mas o fluxo correto seria: ela procura o serviço, dá entrada, diz da necessidade dela, a equipe realiza a visita na casa, identifica o que pode ser feito, porque vai ser visto com um olhar de uma assistente social que conhece os direitos de cada um. E aí ela vai orientar da forma correta, de procurar esses direitos, e diante da situação é que a gente vê em qual benefício ela se enquadra”, detalhou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: