VÍDEO: Engenheiro analisa construções no Sertão e diz que casas antigas e atuais fazem parte da evolução
O profissional falou que cada época tem sua importância. Ele explica que não é correto fazer comparações, visto que, tanto no passado quanto no presente, as construções têm seus valores peculiares
Em sua participação nesta terça-feira (19) na coluna Diário de Obras, do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o engenheiro civil Fernando Figueiredo falou sobre a evolução das construções no Sertão ao longo do tempo e fez comparações entre as técnicas antigas e as atuais.
O profissional falou que cada época tem sua importância. Ele explica que não é correto fazer comparações, visto que, tanto no passado quanto no presente, as construções têm seus valores peculiares.
“Você pega a melhor construção de antes e compara com a pior construção de hoje. É claro que vai ter uma diferença colossal. Mas se você pega a melhor construção de hoje, ela é muito melhor do que as construções de antes”, defendeu Fernando.
LEIA TAMBÉM:
Casas de taipa: importância histórica e adaptação climática
Figueiredo ressaltou a importância das construções tradicionais, como as casas de taipa, que foram essenciais para a adaptação da população sertaneja às condições climáticas da região.
“Essa casa de taipa era adaptada à região, tinha uma redução de temperatura considerável. Só que hoje já é possível construir também adaptado à nossa região”, pontuou.

Imagem ilustrativa – Casa de taipa – reprodução/site da Prefeitura de Sumé-PB – Foto da casa nova – reprodução/Governo de Goiás
Evolução natural da engenharia
O engenheiro defendeu que não existe uma superioridade absoluta entre o que era feito antes e o que é feito atualmente, mas sim um processo contínuo de evolução.
“Nem os de antes foram melhores, nem nós somos melhores. É uma evolução. Os de antes foram essenciais, por exemplo, as casas de taipa foram essenciais para a gente chegar nas de hoje. Só que as de hoje também são boas”, concluiu.
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor universitário. Inscreva-se em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo ou acesse seu Instagram: @fernandofigueiredos.
Novidade
Agora, Fernando também compartilha seus conhecimentos na TV. Todas as quintas-feiras, a partir das 17h, ele apresenta o programa Mundo em Construção na TV Diário do Sertão, abordando temas e curiosidades do universo da Construção Civil.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário