VÍDEO: Ricardo Coutinho visita Açude Condado, em Conceição, e destaca avanço do Ramal do Vale do Piancó
De acordo com o ex-governador, a expectativa é que o processo de licitação tenha início no último trimestre deste ano
O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), visitou nesta quinta-feira (11) o Açude Condado, no município de Conceição, no Vale do Piancó, Sertão paraibano. Durante a visita, ele relembrou a implantação da adutora emergencial, realizada em sua gestão, que solucionou o problema de abastecimento da cidade em um período crítico de seca.
“Quando eu era governador, salvamos a cidade de Conceição da falta d’água com a adutora emergencial que fizemos em pouco tempo e que resolveu a situação. Isso, para mim, tem um significado muito grande”, afirmou.
Ramal do Piancó no PAC – Ricardo destacou que, agora, o foco é o futuro: a execução do Ramal do Vale do Piancó da Transposição do Rio São Francisco. Segundo ele, o projeto, que começou ainda no governo Dilma Rousseff, foi paralisado após o impeachment e só retomado no atual governo do presidente Lula.
A obra já está incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e avança na fase de licenciamento ambiental. De acordo com Coutinho, a expectativa é que o processo de licitação tenha início no último trimestre deste ano.
“Deixou de ser projeto para ser obra em licitação. Estão preparando o arcabouço final, porque é uma obra complexa, mas não deve demorar muito tempo. Num possível (4º) mandato do presidente Lula, acredito que ele poderá estar presente aqui, no Açude de Condado, para acompanhar de perto esse marco histórico”, destacou.
Obra considerada essencial
O Ramal do Piancó está orçado em R$ 350 milhões e terá 20 km de canais, que levarão a água de Mauriti (CE) até o Açude Condado, em Conceição. A partir daí, o abastecimento seguirá pelo Rio Piancó, alcançando os açudes de Coremas Mãe D’Água, chegando a Pombal, Catolé do Rocha e também ao Rio Grande do Norte.
“É uma obra barata, se comparada às demais obras da transposição. Mais do que isso: é essencial. A Paraíba será o único estado entre os quatro beneficiados pela transposição que poderá ter segurança hídrica em todo o seu território, do litoral até o Alto Sertão. Isso é fantástico!”, ressaltou o ex-governador.
Desenvolvimento regional
Além de garantir água para consumo humano, o Ramal do Piancó tem como objetivo impulsionar a atividade agropecuária da região. A obra é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Sertão paraibano, que enfrenta historicamente longos períodos de estiagem.
Ricardo Coutinho também lembrou que esteve recentemente em reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, discutindo os detalhes do empreendimento. Segundo ele, uma das licenças ambientais já foi concedida e a segunda encontra-se em tramitação.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário