header top bar

section content

Você sabe como analisar as informações de um notebook na hora de compra?

Confira alguns aspectos que precisa se atentar antes de escolher um novo aparelho para usar no dia a dia!

Por Luana Biral

24/07/2020 às 10h23 • atualizado em 03/08/2020 às 14h38

Dicas para você escolher um bom computador

A necessidade de trabalhar em casa está aumentando a procura por computadores no país. De acordo com da consultoria IDC Brasil, estes equipamentos tiveram um aumento de 16% no primeiro trimestre comparado ao ano passado.

Mas isso não significa que todos saibam como comprar o equipamento que precisam. No caso dos notebooks – que oferecem a facilidade de serem levados a todos os lugares – há opções de diversas marcas e configurações, o que pode levantar uma série de dúvidas. Se esse for o seu caso, confira alguns aspectos que precisa se atentar antes de escolher um novo aparelho para usar no dia a dia!

Onde comprar

Inúmeras lojas vendem notebook atualmente, inclusive pela internet. Por se tratar de uma compra de custo mais elevado, é fundamental prestar atenção para efetuar a compra em um lugar seguro.

De acordo com o Porta Folhetos, há promoções do Ponto Frio e de outras lojas conhecidas do público, como Casas Bahia e Mercado Livre, que podem ser consultadas digitalmente, mesmo que a compra seja feita presencial.

Se encontrar um preço muito baixo em um site diferente, desconfie. No Ponto Frio, por exemplo, o Notebook da Dell Intel Core i7 custa em média R$ 2 mil. Dificilmente, será possível encontrar esse produto por menos de R$ 1 mil. O desconto tentador pode esconder um golpe, por isso, tenha cuidado.

Memória RAM

A memória RAM está relacionada com os programas instalados na máquina. Caso ela seja baixa e você queira instalar softwares pesados, haverá lentidão ou você nem conseguirá concluir rodá-los.

Um notebook de 2GB de memória é ideal para quem não utiliza o equipamento com tanta frequência ou não necessita de vários programas rodando ao mesmo tempo. Porém, para softwares de edição de imagem, vídeos e jogos é necessário que o aparelho tenha ao menos 8GB.

Dicas para você escolher um bom computador

Processador

A análise dos processadores disponíveis é semelhante à da memória RAM. Os mais comuns no mercado são o Intel Core i3, i5 e i7. O primeiro garante uma boa navegabilidade para quem utiliza apenas a internet e editores de texto.

No entanto, se o intuito for utilizar programas de edição de imagem, vídeo e jogos – que são mais pesados e exigem mais da máquina – é importante ter pelo menos o i7.

Outro aspecto a ser notado sobre os processadores é a qual geração pertencem. Se no chip estiver escrito Core i7 8565U, significa que é da 8º geração, então, foi criado depois de sete versões. Já o Core Core i7 1065G7 é da 10º geração e, portanto, mais atualizado do que o outro.

Armazenamento

Os notebooks são divididos em três grandes grupos quanto ao tipo de armazenamento: HDs, SSDDs e nuvem. Os equipamentos HDs permitem maior armazenamento e são mais econômicos, porém, eles são mais sensíveis.

Por sua vez, os SSDs têm menor capacidade, mas são mais resistentes, até mesmo a quedas. Já as máquinas com armazenamento em nuvem, geralmente, oferecem pouco armazenamento de fábrica e contam com programas na internet para guardar arquivos.

Tela

Sabia que uma tela grande pode não ser o ideal para você? Basta considerar que quanto maior ela for, mais demandará da bateria,  além de ser mais pesada.

Então, para precisa de um equipamento que possa ser levado a qualquer lugar, os modelos de 11 ou 13 polegadas são suficiente. Porém, se o aparelho for permanecer mais tempo em casa ou no escritório, aí sim as telas acima de 15 polegadas podem ser consideradas.

Bateria

A bateria é um dos aspectos mais importantes do notebook, afinal, ninguém deseja ter um aparelho móvel e depender de uma tomada. No entanto, nem sempre é possível prever quantas horas a máquina consegue ficar ligada de maneira autônoma.

Além do tamanho da tela, que influencia no consumo da bateria, a quantidade de programas instalados também pode interferir nesse aspecto. A dica para ter mais clareza sobre esse ponto é buscar a opinião de quem já possui o notebook. Assim, conseguirá ter uma ideia de quanto tempo em média poderá ficar independente do carregamento.

ENTREVISTA

VÍDEO: Denise critica política de Zé Aldemir com moradores de rua e apresenta propostas

ILEGALIDADE EM CONVENÇÃO

VÍDEO: Sete candidatos a vereador de cidade na região de Pombal são multados pela Justiça Eleitoral

HABITAÇÃO

VÍDEO: Zé Aldemir fala sobre a entrega de 300 novos apartamentos

ELEIÇÕES NO SERTÃO

VÍDEO: Campanhas eleitorais se acirram nas dez cidades da região de Catolé do Rocha, mostra jornalista

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!