VÍDEO: Escritor de Bonito de Santa Fé lança livro na Câmara Municipal e anuncia obra da história do município
Geovane de Sousa Lima conversou com a reportagem da TV Diário do Sertão e falou sobre as suas primeiras obras publicadas. Ele disse que o novo projeto será a história da cidade que é esperado pela população há 50 anos
Foi lançado na manhã desta quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Bonito de Santa Fé, o mais novo livro do escritor e educador Geovane de Sousa Lima, natural do município. Intitulada “Reflexões contemporâneas por um mundo possível”, a obra reúne textos produzidos ao longo dos últimos cinco anos e aborda temas diversos com foco na educação, cultura, ciência e sociedade.
Durante entrevista à TV Diário do Sertão, o autor falou sobre o significado de lançar mais uma obra em sua terra natal.
“Me sinto extremamente feliz enquanto pessoa que nasceu em Bonito de Santa Fé – sou educador, escritor e militante ativista da área educacional e cultural – e esta é mais uma oportunidade que tenho de retornar à minha cidade natal para compartilhar outra vez ideias e ideais, no campo educacional, cultural e da ciência e poder ter oportunidade de compartilhar conhecimentos e saberes com meus conterrâneos, é um privilégio”, declarou Geovane.
O livro, como sugere o título, propõe uma série de reflexões contemporâneas. Segundo o autor, trata-se da compilação de artigos publicados na imprensa paraibana, em revistas acadêmicas e científicas, além de portais jornalísticos do estado.
Entre os temas abordados estão educação, cultura, economia, inteligência artificial, mudanças climáticas, educação em direitos humanos e para os direitos humanos. A obra ainda traz propostas e sugestões para o desenvolvimento de Bonito de Santa Fé nos próximos dez anos, além de reflexões sobre o feminicídio na Paraíba. “São de uma importância significativa para evolução do patrimônio educacional, cultural e científico do povo brasileiro”, afirma o autor.
Geovane de Sousa Lima também comemorou a formalização do livro em âmbito nacional: “Estou muito feliz porque esta obra está registrada na Câmara Brasileira de Livros, o que abre perspectiva para a circulação deste trabalho em todo território nacional”, destacou.

Novo livro foi lançado nesta quinta-feira (12) na Câmara de Bonito de Santa Fé – Foto: TV Diário do Sertão
Outra obras – Esta é a terceira obra do autor. A primeira, “Grão de Mostarda”, tem caráter literário, enquanto a segunda, “Uma cultura de paz”, é de natureza científica e voltada ao contexto escolar.
Novidade para 2026 – Para o próximo ano, Geovane antecipa mais um importante projeto: a publicação de uma obra que promete ser um marco para o município de Bonito de Santa Fé. “Antecipando para os conterrâneos que, para o ano, nós deveremos presentear a nossa cidade e a nossa população, especialmente os estudantes das escolas públicas, com um livro que há 50 anos a população espera – a História do município de Bonito de Santa Fé – será volumes 1 e 2”, anunciou.
O projeto tem como objetivo atender a uma carência histórica da região: “Um componente didático-pedagógico efetivamente para ser trabalhado em sala de aula por professores e alunos, no sentido de que eles, inclusive, também possam ter aquele sentido de pertencimento – a gente ama efetivamente o que conhece, se a gente não conhece, a gente não ama”, pontuou.
“Então, eu creio que essa contribuição do livro ‘História do Município de Bonito de Santa Fé’ será extraordinária, porque nós estamos há quatro anos desenvolvendo uma pesquisa sistemática – inclusive com o apoio da UFPB – para que tenhamos uma obra que seja referência efetiva, equilibrada e sistematizada sobre a história do nosso município, para as autoridades e a população em geral da nossa cidade”, concluiu.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário