header top bar

section content

Crise econômica volta a atrair agricultores de Cajazeiras para o corte de cana em São Paulo, e empresas ‘invadem’ a cidade; assista ao vídeo!

Centenas de agricultores realizaram cadastros, passaram por exames médicos e assinaram carteiras de trabalho no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

11/04/2017 às 15h58 • atualizado em 11/04/2017 às 16h07

Centenas de agricultores de Cajazeiras e outros municípios da região realizaram cadastros, passaram por exames médicos e assinaram carteiras de trabalho na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras para passarem mais uma temporada no corte de cana em São Paulo. Esse êxodo rural é um dos mais antigos do país e tende a crescer novamente devido à crise econômica.

De acordo com Rildo Soares, presidente do sindicato, nos últimos anos houve uma grande diminuição no número de pessoas recorrendo ao corte de cana no Sudeste do país. Ele afirma que em outras épocas, em média 4 mil agricultores migravam para São Paulo por mês. Hoje não chegam a 300. Mas a procura começa a se intensificar novamente.

VEJA TAMBÉM: Sindicalista faz apelo para acabar com a taxa do Cadastro Rural e a burocracia nos órgãos de Cajazeiras

Agricultores no Sindicato Rural de Cajazeiras

Muitos deles estão há vários anos nessa atividade como forma de ajudar a família financeiramente. Alguns revelam que com o dinheiro do corte já conseguiram comprar até casas e carros.

Rildo diz que os agricultores são levados por empresas paulistas que oferecem cuidados médicos e carteira assinada. Nos dias 25 e 26 deste mês, outra empresa estará na sede do sindicato realizando exames e selecionando mais trabalhadores.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: