header top bar

section content

Economista natural de Conceição é nomeado para cargo no Ministério da Economia do governo Bolsonaro

O sertanejo é o novo subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica da Secretaria Especial da Fazenda do governo Bolsonaro

Por José Dias Neto

17/05/2020 às 11h33 • atualizado em 17/05/2020 às 15h24

Professor Erik Alencar é natural de Conceição, no Vale do Piancó

O professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Erik Alencar de Figueiredo, foi nomeado essa semana pelo presidente da República Jair Bolsonaro (Sem partido), para assumir o cargo de subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica da Secretaria Especial da Fazenda.

Erik Alencar de Figueiredo é natural de Conceição, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba e é mais um paraibano integrando um importante cargo no Governo Federal. Ele assume o cargo em um momento de turbulência econômica no Brasil e no mundo.

Alencar é mais um sertanejo que assume cargo no governo de Jair Bolsonaro. Em janeiro o cajazeirense Leonardo Rolim, que até então desempenha a função de secretário de Previdência do Ministério da Economia foi nomeado para assumir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

VEJA TAMBÉM:

PREVISÃO DA ECONOMIA
A projeção dos analistas do mercado financeiro para o PIB brasileiro neste ano era de 2,17% no fim de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no país.

Essa estimativa caiu nas semanas seguintes e, no relatório divulgado na última semana de março (segunda-feira, 30) foi para o negativo. A projeção mais recente é a de que haverá uma retração de 0,48% neste ano.

Para 2021, no entanto, a projeção era de um crescimento de 2,5% no fim de fevereiro e foi mantida neste patamar.

TRAJETÓRIA
Erik Alencar de Figueiredo é do programa de pós-graduação em economia da Universidade Federal da Paraíba. Ele tem pós-doutorado na Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tendo colaborado com inúmeros projetos no Tribunal de Contas da Paraíba e é considerado um dos mais talentosos economistas da sua geração.

Erik é filho do professor de matemática Robério Figueiredo e da funcionária aposentada da Secretaria de Ação Social Clea Maria Alencar de Figueiredo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: