header top bar

section content

Economia Sustentável – Entenda tudo sobre esse conceito

O novo perfil de consumidor busca adquirir muito mais do que um produto

Por [email protected]

01/11/2021 às 15h51 • atualizado em 01/11/2021 às 15h54

Sustentabilidade (Foto:: Pixabay)

A economia sustentável é um tema que ganhou destaque no mercado nos últimos anos, isso porque a sustentabilidade e o consumo consciente ganharam alcances significativos na sociedade e são pautas que fazem parte das demandas dos consumidores atuais.
O novo perfil de consumidor busca adquirir muito mais do que um produto, mas sim uma mensagem maior e um propósito sustentável no qual as empresas estão envolvidas.

Os negócios voltados para o cliente e não somente para o produto também atravessam as questões da sustentabilidade e devem ser analisados por essa perspectiva sustentável, visto que a pauta faz parte da demanda dos novos clientes e se tornou quase um pré-requisito para gerações mais atuais.

A economia também reflete o nosso modo de vida, ideias, propósitos e as problemáticas da sociedade, logo, pensar em um cenário econômico mais sustentável é alinhar os negócios à luz do seu tempo.

Empresas conscientes dos impactos de suas ações, que utilizam de recursos naturais de forma prudente e responsável buscando sempre compensar e contribuir para o meio ambiente, estão no topo da economia sustentável.
A economia sustentável requer um posicionamento integral da organização, incorporando todos os processos dos negócios de forma sustentável na prática.

Quer entender melhor como tudo isso funciona? Neste post iremos percorrer sobre o conceito da economia sustentável, qual a sua importância no mundo atual e os impactos positivos que esse conceito agrega para o planeta e para a sociedade.

O que é Sustentabilidade?

O conceito de desenvolvimento sustentável foi elaborado no ano de 1987, em um relatório que ficou conhecido como “Relatório Brundtland”, feito pela Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) e estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em contrapartida, o conceito básico de sustentabilidade já era debatido nos anos 70, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Ou seja, embora o termo tenha ganhado mais notoriedade na última década, a sustentabilidade já era uma demanda no passado, mesmo que em menor escala.

Sustentabilidade está relacionado a tudo que é sustentável, ou seja, atitudes como utilizar os recursos da natureza de forma consciente e responsável, preservando esses recursos a longo prazo para as gerações futuras.

Interagir com o meio material e econômico sem prejudicar o meio ambiente ou pelo menos minimizar os impactos negativos de nossas ações é também um dos fundamentos da sustentabilidade.

O termo sustentabilidade vai muito além de separar o lixo, reduzir o uso de papel e economizar água, mas atravessa também questões sociais e econômicas, que podem ser analisadas por meio dos 3 pilares fundamentais da sustentabilidade:

Ambiental: O primeiro pilar está ligado aos impactos no meio ambiente, ou seja, ações e condutas que afetam de forma direta ou indireta o meio ambiente de alguma forma, seja em curto ou a longo prazo.

A Sustentabilidade é muito conhecida unicamente pelo aspecto ambiental, porém é importante repensar a forma como o conceito da sustentabilidade é aplicado apenas neste âmbito e reforçar o seu conceito como uma conjuntura de fatores.

De nada adianta empresas investirem em plantio de árvores, redução do uso de papel e outras atitudes isoladas, quando a grande atividade desse negócio é voltada para exploração da natureza, utilização de recursos de forma inadequada e causadora de diversos outros impactos negativos ao ambiente.

Social

Ao contrário do que muitos imaginam, a sustentabilidade também está ligada às demandas sociais, ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais dentro das instituições e organizações e principalmente a todo o capital humano.

De forma geral, o pilar social vem para complementar todo o conceito de desenvolvimento sustentável, pois não há sustentabilidade sem a preservação do capital humano e sem um ambiente socialmente sustentável, com funcionários e toda uma comunidade incluída nas pautas sustentáveis.

Econômico

O pilar econômico é desenvolvido, posteriormente, de forma mais abrangente com o conceito da economia sustentável. Falar sobre a sustentabilidade no viés econômico é imprescindível para repensar todo um mercado, que há anos explora e utiliza os recursos da natureza sem nenhum critério ou consciência.

Agora que você já sabe como a economia está presente nos pilares fundamentais da sustentabilidade, é preciso compreender de que forma isso se dá e como o conceito da economia sustentável se estruturou até os dias atuais.

Sustentabilidade (Foto:: Pixabay)

O que é Economia Sustentável?

A Economia Sustentável é conceituada por diversos autores renomados que buscam estudar o tema de forma mais profunda.

Para Ricardo Abramovay, autor do livro “Muito além da economia verde”, a economia sustentável é pautada a partir da compreensão dos limites para exploração dos ecossistemas pela sociedade em geral.

O modelo de economia sustentável desafia os conceitos da velha economia e traz uma perspectiva mais ampla para os negócios, os quais devem cada vez menos se apegar apenas ao lucro, e sim ao capital humano e ao desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, o planejamento econômico deve contemplar não só o produto interno bruto (PIB), mas também as questões sociais e o desenvolvimento humano.

A preservação da natureza é vista na economia sustentável como um requisito para se dar continuidade à economia, ou seja, a continuação da atividade econômica depende dessa preservação.

A Economia Sustentável e a Tecnologia

É quase impossível falar de sustentabilidade nos dias atuais sem citar a tecnologia, isso porque as inovações tecnológicas contribuem de forma expressiva para o avanço dos negócios sustentáveis e para redução de danos no meio ambiente.

As tecnologias limpas auxiliam no uso de recursos naturais de forma menos agressiva, substituindo processos que geram maior poluição e danos no meio ambiente.

Além disso, ser sustentável é também utilizar o mínimo possível de recursos naturais, o que também pode ser uma forma de como ganhar dinheiro na internet, visto que os negócios digitais utilizam a tecnologia como processo principal.

A nova economia é repleta de negócios online, startups que utilizam da economia circular e atuam de forma incisiva na internet, dentre vários outros modelos que são sustentáveis e representam novas perspectivas de como ganhar dinheiro na internet.

São startups ecológicas, lojas virtuais eco friendly, dentre outros tipos de negócios que investem em grande escala nas inovações tecnológicas e em ações sustentáveis, mudando as formas de empreender no mundo e movimentando a economia por meio de posturas mais conscientes.

Economia (Foto: Pixabay)

A importância da Economia Sustentável

De modo geral, as empresas sustentáveis devem praticar ações que englobam os três pilares da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico.

Ou seja, é importante que as empresas estejam alinhadas a essas práticas na rotina da organização em grande escala, e não somente em iniciativas isoladas. A importância da economia sustentável se torna evidente quando analisamos a interdisciplinaridade entre os dois temas.

As preocupações com os riscos ambientais, as mudanças climáticas e todas essas questões não são só um problema socioambiental, mas sim um problema que engloba todo o sistema financeiro de forma direta e indireta.

Contudo, é importante compreender que o risco climático também é um risco para os sistemas financeiros e para a economia, pois como foi dito anteriormente, não há um futuro para a economia sem perspectivas socioambientais e condições para que os negócios aconteçam.
Dessa forma, o crescimento econômico depende do equilíbrio entre a exploração e a preservação, o qual em uma economia sustentável o índice de preservação deve superar a exploração.

Consumo consciente

O consumo consciente é um reflexo da sociedade atual e uma pauta que faz parte do movimento sustentável, além de ser um dos principais propósitos para que a economia sustentável seja possível.

Para entender o consumo consciente é preciso repensar sobre cada atitude e compreender como as nossas ações causam consequências positivas e negativas para o meio em que estamos inseridos, seja o meio ambiente ou o meio social.

As novas gerações já crescem com o estímulo ao consumo consciente, conceito que é o condutor para manutenção da nova economia, pois faz com que os consumidores busquem negócios mais sustentáveis, que estejam em sintonia com a economia de recursos e com as demandas sociais.

Refletir sobre os hábitos de consumo, entender a origem dos processos de cada marca e manter um olhar atento às posturas de cada empresa em relação à sustentabilidade são alguns dos elementos que fundamentam o consumo consciente.

Esse novo modelo de consumidor atrai cada vez mais os jovens e se tornou uma tendência nas mídias digitais, até mesmo para quem procura formas de como ganhar dinheiro na internet.

Exemplo disso, são os inúmeros canais no YouTube, podcasts no Spotify e perfis no Instagram que produzem conteúdo sobre o tema e compartilham essas ideias com milhares de seguidores.

Esse tipo de conteúdo serve como base para a propagação de uma economia cada vez mais sustentável, pois estimula o pensamento crítico e consciente das pessoas a respeito da sustentabilidade e seus impactos nas organizações e na economia.

Conclusão

A Economia Sustentável ainda é desafiadora para grande parcela da sociedade atual, enraizada na velha economia e em ideias ultrapassadas.

Em contrapartida, compreender a economia sustentável como uma nova solução para problemas antigos é estar aberto para um futuro mais agradável, mais justo e coesivo socialmente, além de preservar o planeta para as gerações futuras.

Por fim, é essencial que o conceito da economia sustentável se concretize na prática, por meio da transformação de atitudes, que envolva aspectos macrossociais para além do desenvolvimento econômico.

Recomendado pelo Google: