header top bar

section content

VÍDEO: Obra da primeira Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos do Nordeste é lançada em Cajazeiras

Empresa investirá cerca de R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos para transformar a realidade do reaproveitamento dos resíduos em Cajazeiras e região

Por José Dias Neto e Luis Fernando Mifô

15/03/2024 às 19h10 • atualizado em 15/03/2024 às 19h11

Com grande impacto social em resposta aos desafios socioambientais, foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (15) a construção, pela empresa CR Sólidos – Combinação de Resíduos Sólidos, a primeira Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos (URE) da Paraíba e do Nordeste, com tecnologia inovadora e sustentável.

Localizada no Km 490 da rodovia federal BR-230, no município de Cajazeiras, a empresa investirá aproximadamente R$ 60 milhões com projeto, infraestrutura física, máquinas e equipamentos, desenvolvimento tecnológico e projeto técnico-social para transformar a realidade do reaproveitamento dos resíduos sólidos nos municípios da região de Cajazeiras.

Delmar Henrique, diretor comercial da EKT, empresa com sede em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, parceira da CR Sólidos, mostra como a tecnologia transforma resíduos sólidos em matéria-prima, chamada Composto Biossintético Industrial (CBSI).

“A gente tem um projeto que mitiga os riscos ambientais promovidos pelos resíduos sólidos, transformando em produto de alto valor agregado. A gente extrai só os metais. O restante – tudo que faz parte do nosso lixo de casa, por exemplo – vai virar produtos de alto valor agregado para serem usados nas indústrias, como produção de energia térmica, energia elétrica, em substituição a combustíveis fósseis, biomassa.”

Evento de lançamento da obra de construção da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos de Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

A secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Cajazeiras, Brankinha Abreu, destaca a importância dos investimentos e ressalta que nos últimos anos a cidade avançou no quesito sustentabilidade, com implantação da coleta seletiva, encerramento do lixão e destinação dos resíduos para um aterro sanitário.

“Essa modalidade vai reutilizar os resíduos para gerar novas matérias-primas. Então, por isso, numa economia circular, aquilo que é considerado lixo, rejeito, que vai ser aterrado ou que fica em locais inadequados como é o caso dos lixões, tudo isso vai poder passar a gerar matéria-prima agora para, por exemplo, fontes energéticas de combustão para empresas.”

De acordo com Luciano Júnior, diretor da CR Sólidos, o projeto de implantação da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos (URE) já vinha sendo discutido com a gestão desde 2021, quando houve adesão ao desenvolvimento de tecnologias de extração molecular e na modelagem de um negócio sustentável. As obras de construção da unidade já iniciam imediatamente.

“A partir de segunda-feira, o canteiro de obras já vai estar aberto pra gente dar seguimento a todo o processo de construção. A usina, em si, vem modulada. Mas, primeiramente, a gente tem que ter toda a preparação estrutural para receber os equipamentos.”

Evento de lançamento da obra de construção da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos de Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

A deputada estadual Dra. Paula Francinete destacou a magnitude dos investimentos para a região de Cajazeiras, principalmente na geração de emprego e renda.

“Eu acho que é um momento histórico, onde Cajazeiras se edifica com empreendimentos internacionais. E essa usina vem para consolidar uma política de saúde pública, de responsabilidade com a sustentabilidade e com relação à questão das águas.”

O prefeito Zé Aldemir também destacou a parceria da prefeitura com a empresa para que o projeto inovador fosse finalmente implantado.

“Esse empreendimento vai fortalecer a economia do município e da região, promover o fortalecimento da política pública ambiental, vai trazer subsídios para a política de educação, de infraestrutura e vai trazer emprego e renda para a população”, destaca o prefeito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: