header top bar

section content

R$ 60 milhões: empresa construirá em Cajazeiras a 1ª Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos do Nordeste

A unidade será construída pela ‘CR Sólidos – Combinação de Resíduos Sólidos’, empresa que tem foco voltado ao processamento de RSU para redução e tratamento dos resíduos, impactando na geração de energia verde

Por José Dias Neto

14/03/2024 às 16h59 • atualizado em 14/03/2024 às 17h03

Cajazeiras receberá a construção da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (15), acontecerá em Cajazeiras a solenidade de lançamento da construção, pela empresa ‘C R Sólidos – Combinação de Resíduos Sólidos’ – com fomento do uso da tecnologia de RTA da Silex Industrial – a primeira Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos (URE), da Paraíba e do Nordeste, com tecnologia waste-to-energy, representando um investimento na ordem de R$ 60 milhões no município.

A empresa ‘C R Sólidos’ também fechou parceira com a empresa EKT GLOBAL, que já tem equipamento com Tecnologia Patenteada, em Unidades de Processamento de RSU no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil.

O prefeito do município, José Aldemir, destaca a importância do investimento.

“Mais uma vez, Cajazeiras, que já dispõe de uma unidade de processamento de resíduos recicláveis, parte na frente e torna-se pioneira em ser o município que vai ter em seu território esse importante equipamento que tem como função principal auxiliar no gerenciamento dos resíduos sólidos, resultantes da limpeza urbana do município”, ressaltou o prefeito Zé Aldemir.

SOBRE O LANÇAMENTO

O lançamento será às margens do quilômetro 490 da BR 230, a partir das 10h. Nas imediações do Presídio Regional de Cajazeiras, às esquerda, tem um terreno com terraplanagem e algumas tendas para a estrutura do evento de lançamento.

Cajazeiras receberá a construção da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos. Foto: Divulgação

RESÍDUOS SÓLIDOS

Segundo relatório do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil publicado com o selo da ABREMA, Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, estima-se que 93% dos resíduos gerados no Brasil em 2022 tenham sido devidamente coletados, o que equivale a mais de 196 mil toneladas de RSU coletadas diariamente. Enquanto essa quantidade pode parecer alta, deve-se lembrar que os 7% não coletados equivalem a mais de 5 milhões de toneladas que têm uma destinação final inadequada, oferecendo riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

Regionalmente, as projeções mostram que Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão acima da média nacional de coleta, com 97,0%, 98,6% e 94,9% dos respectivos resíduos coletados.

Norte e Nordeste coletam aproximadamente 83% dos RSU gerados, evidenciando as diferenças regionais na gestão de resíduos sólidos no país.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: