header top bar

section content

VÍDEO: Em audiência, Chico Mendes defende reserva mínima de 120 milhões de m³ no Açude Engenheiro Avidos

Um documento com os detalhes da audiência pública realizada em Cajazeiras será produzido e entregue ao governador João Azevêdo e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes

Por Luis Fernando Mifô

23/09/2025 às 17h27 • atualizado em 23/09/2025 às 20h25

Na audiência pública desta terça-feira (23), na Câmara de Cajazeiras, em que se discutiu a situação e a distribuição da água do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), o deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia, sugeriu aos órgãos que administram o manancial a manutenção de uma reserva mínima de 120 milhões de metros cúbicos de água.

Mendes disse que não é aceitável que sejam retirados volumes que deixem Boqueirão abaixo desse nível, comprometendo a segurança hídrica da região.

“Ninguém invadiria esse limite, ele seria respeitado pelo Comitê que está aqui presente, pela ANA, pela Aesa e por todas as agências de regulação”, ressaltou.

Um documento com todos os detalhes da audiência será produzido e entregue ao governador João Azevêdo (PSB) e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes.

Chico Mendes discursa na audiência pública sobre segurança hídrica em Cajazeiras (Foto: Divulgação)

“Vamos reiterar esse debate e levar um documento oficial desse acontecimento, e eu acho que daqui a gente vai colher grandes frutos e solucionar esse que, para mim, é o maior problema hídrico da história mais recente de Cajazeiras e região”, disse Chico Mendes.

O deputado afirmou ainda que o governador tem demonstrado preocupação com o tema e deve intervir nas negociações. “Acho que saímos daqui ricos. Foi um debate amplo, forte, respeitoso, preciso e bastante afirmativo de que nós vamos defender os interesses da manutenção da transposição e das águas de Engenheiro Avidos”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: