header top bar

section content

84 anos! Professores declaram seu amor à 1ª escola pública estadual de Cajazeiras – Vídeo

Colégio Milanês formou a educação básica de pessoas que mais tarde se tornariam figuras importantes na região, como o prefeito José Aldemir

Por Jocivan Pinheiro

11/03/2017 às 15h12 • atualizado em 11/03/2017 às 15h14

Uma das escolas mais antigas de Cajazeiras completou 84 anos de fundação nesta quinta-feira (09). Na rica história da educação cajazeirense, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanês, que fica em frente à ‘Praça do Xamegão’, no Centro, se destaca por ser a primeira escola pública estadual do município e por ter formado a educação básica de pessoas que mais tarde se tornariam figuras importantes na região, como o radialista Wilson Furtado, o Padre Janilson Rolim e o médico e atual prefeito de Cajazeiras José Aldemir Meireles.

“Essa escola é tão significativa para a cidade de Cajazeiras que eu a comparo, fazendo uma analogia, com a escola que o Padre Rolim fundou em 1843. Ela não pode morrer, por que é o símbolo maior da educação de Cajazeiras”, destacou o professor e historiador José Antônio.

“Essa escola em si é uma universidade, porque foi daqui que saíram muitos ilustres. E eu como diretora me empenho bastante para ver essa escola crescer cada vez mais numa educação de qualidade”, ressalta a diretora Girleny Ferreira.

Colégio Milanês ainda mantém a arquitetura da sua construção

“Oito décadas se passaram, entretanto a escola sempre acompanhou as transformações na forma de educar. Essa escola atende a alunos de toda a região oferecendo um ensino atualizado, em que a gente faz todo um esforço para companhar as inovações da educação atual”, diz a professora Maria do Carmo.

“Essa escola tem que ser valorizada, tem que ter um foco maior nela, porque ela faz parte da história da nossa cidade. Eu amo essa escola de todo o coração porque foi aqui que eu aprendi a ensinar”, declara a professora Raquel Cardoso.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: