header top bar

section content

Quase 10 mil universitários circulam por Cajazeiras todos os dias; cidade oferta vários cursos técnicos

As faculdades de Cajazeiras oferecem dois cursos de Medicina, dois de Direito, dois de Engenharia Civil, três de Enfermagem, entre outros.

Por Luzia de Sousa

17/12/2018 às 19h10 • atualizado em 17/12/2018 às 20h06

Cajazeiras é consolidada polo educacional do Sertão

A cidade de Cajazeiras é consolidada como polo educacional e já abriga em seu território cinco universidades, sendo duas federais e três particulares, onde atraem alunos de toda região e de outros estados.

VEJA TAMBÉM:

As faculdades de Cajazeiras oferecem dois cursos de Medicina, dois de Direito, dois de Engenharia Civil, três de Enfermagem, além das licenciaturas em diversas áreas. No geral, quase 10 mil universitários circulam na cidade de Cajazeiras todos os dias.

Públicas
Na Universidade Federal de Campina Grande, o curso de Medicina tem 145 alunos matriculados. Enfermagem soma 213 universitários. Pedagogia (305), Geografia (246), História (326), Matemática (119), Química (115), Física (91), Ciências Biológica (103), Letras (294) e Língua Inglesa (85). Só nas graduações somam 2.042 universitários.

UFCG de Cajazeiras tem maior número de universitários nas licenciaturas

A UFCG oferta o Ensino Médio para 134 alunos, além de Técnico em Saúde Bucal para 50 estudantes e Técnico em enfermagem para 150.

A universidade ainda mantém 71 matrículas nas especializações, o que totaliza 2.447 estudantes nas modalidades do ensino médio, técnico, graduação, bacharelado, graduação licenciatura, Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu.

O Instituto Federal de Educação da Paraíba tem 334 universitários de Engenharia Civil, 216 de Licenciatura em Matemática, 166 de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 120 Automação Industrial. Totalizando 836 universitários.

IFPB de Cajazeiras tem maior número de universitário na engenharia

O IFPB mantém 120 estudantes no Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletromecânica, 128 de Edificações, 133 de Informática, 77 de Meio Ambiente (PROEJA), além de 156 no Técnico Subsequente de Eletromecânica e 131 de Edificações.

O instituto ainda mantém 21 matrículas na Pós-Graduação, em Especialização em Ensino de Matemática. No geral, o IFPB mantém 1.612 discentes.

Já a Escola Técnica Estadual oferta dois cursos, Vestuário, que está com 103 alunos e Informática com 185 estudantes. Atualmente mantém 288 estudantes. Os cursos têm duração de três anos, e este ano o processo seletivo, que ocorre por meio de análise de currículo vai oferecer 90 vagas para cada um deles.

Antigo Colégio Diocesano Padre Rolim (hoje a FAFIC), onde estudou o Padre Cícero

Particulares
A Faculdade de Filosofia, Ciências de Letras de Cajazeiras (Fafic), a primeira faculdade instalada na Terra do Padre Rolim tem um total de 520 alunos matriculados no curso de Direito. Educação Física (54), Filosofia (43), Marketing (36), Serviço Social (85), Ciências Contábeis (111) e Computação (92). Ao todo a Fafic tem 923 alunos nos cursos de graduação.

Faculdade Santa Maria em Cajazeiras oferece 11 cursos de graduação

A Faculdade Santa Maria oferta os cursos de Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Administração, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. A faculdade não informou a quantidade de alunos por curso, mas o total de universitário é 3.480.

A FSM ainda oferece 19 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em várias áreas do conhecimento.

A Faculdade São Francisco da Paraíba (Fasp), oferece os cursos de Administração, Pedagogia, Direito, Farmácia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição. A direção da faculdade não quis informar a quantidade de alunos matriculados.

DIÁRIO DO SERTÃO

DÍVIDAS ALTAS

EXCLUSIVO: Juiz se pronuncia sobre processo trabalhista que pode tirar Atlético do Campeonato Paraibano

FUTEBOL

VÍDEO: Diário Esportivo traz resumo da 2ª rodada do Paraibano e detalhes da nova contratação do Atlético

COM CHICO CARDOSO

VÍDEO: ‘Briga’ entre Zé Aldemir e Airton, e Tyrone com os Gadelhas são os destaques do Direto ao Ponto

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Advogadas tiram dúvidas sobre Previdência Social e criticam atendimento no INSS de Cajazeiras